???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9730
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pessano, Edward Frederico Castro-
dc.creatorSaadi , Bruno Echebeste-
dc.date.accessioned2024-11-08T17:20:46Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2024-11-08T17:20:46Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.identifier.citationSAADI, Bruno Echebeste. As origens dos conflitos na educação básica: Líbano e Brasil. 95 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9730-
dc.description.abstractThe educational environment should be a space that provides "a world of opportunities." It should grant students the tools to grow, both cognitively and socially. However, we know that certain conflicts occur in these educational spaces. We can ask the following question: what are the origins of the conflicts present in Basic Education in culturally different countries? The objective of this dissertation was to investigate the origins of conflicts in Basic Education in Lebanon and propose changes for a school in Brazil. It will use a qualitative methodology, which includes document analysis, culture circles, and interviews with Lebanese people. The central concept that underpinned this dissertation was the concept of education for peace, promoting peace in a non-violent way. The main author for this research was Erik Van Ommering, who conducted research and wrote articles with which the author of this dissertation was in contact and communicated for an exchange of ideas. The research with Lebanese people was conducted in situ, in Lebanese territory. Data analysis was performed using content analysis. With the results obtained, an intervention in the Brazilian school was sought, focusing on solving possible conflicts that may occur. The main lessons learned were that wars, being temporary, create space for hope. This same hope becomes a fundamental tool to shape young people and adults, transforming them into "soldiers of peace" for a better world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectLíbanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectConflictpt_BR
dc.subjectLebanonpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleAs origens dos conflitos na educação básica: Líbano e Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Pessano, Edward Frederico Castro-
dc.contributor.referee2Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee3Hammes, Itamar Luís-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO ambiente educacional deveria ser um espaço que proporcione “um mundo de oportunidades”. Deveria conceder ao estudante as ferramentas para crescer, tanto no âmbito cognitivo quanto no social. No entanto, sabemos que determinados conflitos ocorrem nestes espaços educacionais. Podemos fazer a seguinte pergunta: quais as origens dos conflitos que estão presentes na Educação Básica em países culturalmente diferentes? O objetivo dessa dissertação foi investigar as origens dos conflitos na Educação Básica do Líbano e propor mudanças para uma escola no Brasil. Utilizará a metodologia qualitativa, que prevê a análise documental, incluindo círculos de cultura e entrevistas com libaneses. O conceito central que fundamentou essa dissertação foi o conceito de educação para paz, promovendo a paz de forma não violenta. O autor principal para a realização desta pesquisa foi Erik Van Ommering, que realizou pesquisas e artigos do qual o autor dessa dissertação teve contato e comunicou-se com ele para uma troca de ideias. A pesquisa com libaneses foi realizada in loco, em território libanês. A análise dos dados foi realizada a partir da análise do conteúdo. Com os resultados que foram obtidos, buscou-se uma intervenção na escola brasileira, com foco na solução de eventuais conflitos que possam ocorrer. As principais lições retiradas foram de que as guerras, pelo fato de serem temporárias, abrem espaço para a esperança. Essa mesma esperança torna-se ferramenta fundamental para moldar jovens e adultos, transformando-os em “soldados da paz” para um mundo melhor.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BRUNO ECHEBESTE SAADI.pdfBruno Echebeste Saadi 20243.23 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???