???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9723
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Bento Selau da-
dc.creatorMenezes , Lauriane Rodales-
dc.date.accessioned2024-10-28T13:39:17Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-28T13:39:17Z-
dc.date.issued2024-09-18-
dc.identifier.citationMENEZES, Lauriane Rodales. Formação de monitores da educação especial com base no conceito de coletividade da defectologia de Vygotsky. 118 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9723-
dc.description.abstractThis dissertations is the result of a research in a Municipal Elementary School located in the city of Jaguarão/RS, which analyzes the contribution of a formation process of the special education needs teaching assistant’s, using as guiding theoretical the text “La colectividad como factor de desarrollo del niño deficiente” of Vygotsky's defectology. The main theoretical concepts used were Vygotski’s texts from the tome V (1997), the Warchauer’s collaborative conversation wheels (1993), Soller (2016), Damiani (2008) and the special education needs teaching assistant’s current legislation. This is qualitative research, using as a methodologic procedure the pedagogical intervention, through which a training was held with three special needs teaching assistant’s. To collect data, were used: semi structured interviews, participant observation and documentary research.The data analysis was done through the discursive textual analysis. The results were expressed by emerging categories entitled: “The inclusion of students with disabilities: society,family and school roles”; “The special education needs teaching assistant’s and their perspectives about inclusion”; “Fundamental concepts about Vygotski’s theory: an evaluation applied to the special education teaching assistant’s”. Each one of them resulted in subcategories. The results show the need of specific formation to the special education needs teaching assistant’s and urgency to review the currency legislation, because it was seen their doubts about their roles in the school. On the collaborative conversation wheels, the dialogue and experiences exchanging helped the group grow.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de monitorespt_BR
dc.subjectDefectologia de Vygotskypt_BR
dc.subjectColetividadept_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectNeeds teaching assistant’spt_BR
dc.subjectVygotsky 's defectologypt_BR
dc.subjectCollectivitypt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.titleFormação de monitores da educação especial com base no conceito de coletividade da defectologia de Vygotskypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Bento Selau da-
dc.contributor.referee2Domingo, Luciana Contreira-
dc.contributor.referee3Costas, Fabiane Adella Tonetto-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola Municipal de Ensino Fundamental localizada no município de Jaguarão/RS, que teve como objetivo analisar as contribuições de um processo de formação de monitores de Educação Especial, o qual utilizou como norteador teórico o texto “La colectividad como factor de desarrollo del niño deficiente” da defectologia de Vygotsky. Os principais conceitos teóricos utilizados foram: Os textos de Vygotski, do tomo V de suas Obras Escogidas (1997); as rodas de conversa colaborativas, Warschauer (1993), Soller (2016), Damiani (2008) e legislações vigentes relacionadas aos monitores de alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa é definida como qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a intervenção pedagógica, por meio do qual se realizou uma formação junto a três monitores. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. A análise dos dados foi feita por meio do método de análise textual discursiva. Os resultados foram expressos por meio de categorias emergentes, intituladas: “A inclusão de alunos com deficiência: Papel da sociedade, escola e família; “Monitores escolares e suas perspectivas sobre a inclusão” e; “Conceitos fundamentais sobre a teoria de Vygotski: uma avaliação aplicada aos monitores.” Cada uma dessas categorias resultou em subcategorias. Os resultados indicam que há necessidade de formações especificas aos monitores e a urgência de rever as legislações vigentes que amparem esses profissionais, pois foi possível perceber que os monitores ainda possuem dúvidas sobre seu devido papel dentro da escola. As rodas de conversa colaborativas possibilitavam as trocas de diálogos e consequentemente de experiências e contribuíram para o crescimento do grupo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LAURIANE RODALES MENEZES.pdfLauriane Rodales Menezes 20241.79 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???