???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9716
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Dutra, Carlos Maximiliano-
dc.creatorSilva, Fernando Siqueira da-
dc.date.accessioned2024-10-23T20:28:53Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-10-23T20:28:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Siqueira da. Ensino de astronomia baseado em modelos para o ensino fundamental. 360 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9716-
dc.description.abstractThis research investigated the challenges of Astronomy Teaching in Elementary Education, focusing on the Daily Movement of the Sun (DMS) and correlated celestial phenomena. The Didactic Transposition Theory was applied to understand the transformation of astronomical knowledge into school knowledge. The study identified teachers' preconceptions and developed teaching strategies based on concrete and virtual models. Results indicated that Model-Based Teaching effectively improved teachers' understanding of astronomical concepts, with significant implications for Astronomy education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepções prévias de professorespt_BR
dc.subjectEnsino baseado em modelospt_BR
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.subjectMovimento diário do solpt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectAstronomy teachingpt_BR
dc.subjectModel-based teachingpt_BR
dc.subjectDidactic transpositionpt_BR
dc.subjectTeachers' previous conceptionspt_BR
dc.subjectDaily movement of the sunpt_BR
dc.titleEnsino de astronomia baseado em modelos para o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeModel-base astronomy teaching for elementar schoolpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9038722474686103pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192273903900777pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou os desafios do Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental, com foco no Movimento Diário do Sol (MDS) e fenômenos correlacionados. Aplicou a Teoria da Transposição Didática para entender a transformação do saber astronômico em saber escolar. Identificou as concepções prévias dos professores e desenvolveu estratégias de ensino com base em modelos concretos e virtuais. Os resultados mostraram que o Ensino Baseado em Modelos foi eficaz na melhoria da compreensão dos professores sobre os conceitos astronômicos, com implicações significativas para o ensino de Astronomia.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
FERNANDO SIQUEIRA DA SILVA.pdf10.3 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???