???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9694
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.creatorSilveira, Eliane de Fraga-
dc.date.accessioned2024-10-15T19:51:56Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2024-10-15T19:51:56Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Eliane de Fraga. Aprendendo através do princípio fundamental da contagem em situações do cotidiano. 2023. 54f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9694-
dc.description.abstractThe present work presents an experience report referring to an innovative teaching practices, based on a “Maker” learning, which explores the “Fundamental Principle of Counting” with the third grade students from Professor Tolentino Maia State School, located in Viamão- RS. The objective of this activity is to show that it is possible to reframe the content under study, based on its practical and interdisciplinary nature, proposing situations of interaction and cooperation among students and enabling their reflective action and autonomy. The choice of active methodology Learning Maker stems from its characteristic of valuing experimentation, sharing and learning in a spiral, so that the student reaches higher levels of understanding of the subject. In order to achieve the objective, a didactic sequence is planned that includes methods and activities that allow the student to become a protagonist in their learning process, that is, being active and aware of their choices, in the sense of knowing and applying the contents, based on their own intuition and understanding. Regard to mathematical content, planning priorizes the development of critical thinking and establishment of relationships between elements and concepts involved. The results indicate that the students integrated their reality’s to the worked contents and, thus, experienced the theory in a practical way, when applying the principle of counting, when performing combinations of elements of sets.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectPrincípio Fundamental da Contagempt_BR
dc.subjectCombinaçõespt_BR
dc.subjectMathematical Thinkingpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectActive Methodology Fundamental Principle of Countingpt_BR
dc.subjectCombinationspt_BR
dc.titleAprendendo através do princípio fundamental da contagem em situações do cotidianopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee1Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee2Blass, Leandro-
dc.contributor.referee3Vaz, Francieli Aparecida-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um relato de experiência referente a uma prática de ensino inovadora, fundamentada na Aprendizagem Maker, que explora o “Princípio Fundamental da Contagem”, com alunos da terceira série da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Tolentino Maia, localizada em Viamão - RS. O objetivo dessa atividade consiste em mostrar que é possível ressignificar o conteúdo em estudo, a partir de sua natureza prática e interdisciplinar, propondo situações de interação e cooperação entre os alunos e possibilitando a ação reflexiva e a autonomia dos mesmos. A escolha da metodologia ativa (Aprendizagem Maker), decorre de sua característica de valorizar a experimentação, o compartilhamento e a aprendizagem em espiral, de modo que o aluno alcance níveis cada vez mais elevados de compreensão do assunto. Para que se atinja o objetivo traçado, planeja-se uma sequência didática que compreende métodos e atividades que possibilitem ao aluno tornar-se protagonista no seu processo de aprendizagem, ou seja, sendo ativo e consciente de suas escolhas, no sentido de conhecer e aplicar os conteúdos, a partir de sua própria intuição e entendimento. Com relação ao conteúdo matemático, o planejamento prioriza o desenvolvimento do senso crítico e o estabelecimento de relações entre elementos e conceitos envolvidos. Os resultados obtidos com essa proposta indicam que os alunos integraram a sua realidade ao conteúdo trabalhado e, assim, vivenciaram a teoria de forma prática, ao aplicarem o princípio da contagem durante a realização de combinações de elementos de conjuntos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Final_Eliane_alteracoes_Julho.pdf1.53 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???