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dc.contributor.advisor1Mota, Sara dos Santos-
dc.creatorVisentini , Pedro Aurélio Brites Quevedo-
dc.date.accessioned2024-10-09T17:10:29Z-
dc.date.available2024-10-08-
dc.date.available2024-10-09T17:10:29Z-
dc.date.issued2024-07-08-
dc.identifier.citationVISENTINI, Pedro Aurélio Brites Quevedo. ¡Me gritaron negro y latino!: a afrolatinidade em uma proposta de intervenção pedagógica na aula de espanhol. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9674-
dc.description.abstractThis article presents a proposal for pedagogical intervention followed by a Didactic Unit focused on teaching Spanish in the 9th year of Elementary Education in the Brazilian context, with a focus on Afro-Latin identity and Latin American culture. Inspired by the approach of Domingo and Cardozo (2023), Critical Applied Linguistics by Moita Lopes (2006), and Bennett's cultural conceptualization (1991), the proposal aims to promote the appreciation of cultural and linguistic diversity of Latin American Spanish in the Rio Grande do Sul region. The study briefly contextualizes the space of Spanish in the current Brazilian educational scenario, especially through the National Common Curricular Base (BNCC) and National Curriculum Parameters (PCNs). Grounded in Mignolo (2011) and Walsh (2009), the paper discusses how a decolonial perspective can contribute to making Spanish teaching more inclusive and representative, particularly regarding Afro-descendant presence and Afro-Latin culture in Latin America.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de espanholpt_BR
dc.subjectAfrolatinidadept_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectEnseñanza de españolpt_BR
dc.subjectAfrolatinidadpt_BR
dc.subjectDecolonialidadpt_BR
dc.subjectSpanish teachingpt_BR
dc.subjectAfrolatinitypt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.title¡Me gritaron negro y latino!: a afrolatinidade em uma proposta de intervenção pedagógica na aula de espanhol.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alvarez, Isaphi Marlene Jardim-
dc.contributor.referee1Mota, Sara dos Santos-
dc.contributor.referee2Alvarez , Isaphi Marlene Jardim-
dc.contributor.referee3Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.contributor.referee4Domingo, Luciana Contreira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica seguida de uma Unidade Didática voltada para o ensino de língua espanhola no 9° ano do Ensino Fundamental no contexto brasileiro, com enfoque na afrolatinidade e na cultura latino-americana. Inspirada na abordagem de Domingo e Cardozo (2023), na Linguística Aplicada Crítica de Moita Lopes (2006) e na conceitualização de cultura de Bennett (1998), a proposta visa valorizar a diversidade cultural e linguística no contexto específico do Rio Grande do Sul, destacando a importância de reconhecer e integrar as contribuições afrodescendentes e afrolatinas na formação da identidade latino-americana. O estudo contextualiza brevemente o espaço da língua espanhola no cenário educacional brasileiro atual, em especial a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ancorado em Mignolo (2011) e Walsh (2009), o trabalho discute como uma perspectiva decolonial pode contribuir para tornar o ensino da língua espanhola mais inclusivo e representativo, sobretudo no que diz respeito à presença afrodescendente e à cultura afrolatina na América Latina.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
dc.description.ResumenEste artículo presenta una propuesta de intervención pedagógica seguida de una Unidad Didáctica centrada en la enseñanza del español en el 9° año de la Educación Básica en el contexto brasileño, con un enfoque en la afrolatinidad y la cultura latinoamericana. Inspirada en el enfoque de Domingo y Cardozo (2023), en la Lingüística Aplicada Crítica de Moita Lopes (2006) y en la conceptualización de cultura de Bennett (1998), la propuesta tiene como objetivo promover la valorización de la diversidad cultural y lingüística del español latinoamericano en la región de Rio Grande do Sul. El estudio contextualiza brevemente el espacio del español en el escenario educativo brasileño actual, especialmente desde la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y de los Parámetros Curriculares Nacionales (PCNs). Basado en Mignolo (2011) y Walsh (2009), el trabajo discute cómo una perspectiva decolonial puede contribuir para hacer la enseñanza del español más inclusiva y representativa, especialmente en lo que respecta a la presencia afrodescendiente y la cultura afrolatina en América Latina.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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TCC_Pedro_Aurelio_Brites_Quevedo_Visentini.pdf_ 2024.pdf498.73 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produto edu. Pedro Visentini Identidades_en_movimiento_Prod.Educ._Final.pdf2.26 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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