???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9440
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorOliveira, Jader Rodrigues Sousa-
dc.date.accessioned2024-08-01T21:09:34Z-
dc.date.available2024-07-23-
dc.date.available2024-08-01T21:09:34Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jader Rodrigues Sousa. Um Estudo Sobre a Educação Financeira com o Viés da Educação Matemática Crítica. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9440-
dc.description.abstractThe present study was conducted with a 2nd-year high school class at a state public school in the municipality of Bagé-RS. Recognizing that Financial Education is an increasingly recurrent theme in our society due to the need for people to develop a better understanding of personal finances, we understand that this knowledge becomes essential in making decisions related to investments and financial planning for both long and short-term. Therefore, the general objective of this research was to explore the importance of Critical Mathematical Education in Financial Education, highlighting how this approach can help develop students' understanding of personal finances through the creation and application of a didactic sequence to work on concepts related to Financial Education aligned with the New High School tracks and Critical Mathematical Education (CME). Among the specific objectives are: to assess the effectiveness of didactic strategies to promote financial education from the perspective of critical mathematical education; to develop and implement a pedagogical intervention proposal for financial education and critical mathematics; and to enable a deeper and more reflective understanding of financial concepts and their implications in students' lives. This research has a qualitative exploratory nature, and for this work, the Participatory Observation approach was chosen. The application of Critical Mathematical Education in this context proved to be a valuable tool for going beyond traditional approaches, challenging previous conceptions, and promoting a deeper understanding of the mathematical relationships underlying financial decisions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Criticapt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPlanilhas de Controlept_BR
dc.subjectCritical Mathematical Educationpt_BR
dc.subjectFinancial Educationpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectControl Spreadsheetspt_BR
dc.titleUm Estudo Sobre a Educação Financeira com o Viés da Educação Matemática Críticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee3Ferreira, Vera Duarte-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi aplicado em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Bagé-RS. Reconhecendo que a Educação Financeira é um tema cada vez mais recorrente em nossa sociedade devido ao reconhecimento da necessidade de que as pessoas desenvolvam uma melhor compreensão sobre finanças pessoais. Entendemos que este conhecimento se torna, portanto, essencial nas tomadas de decisões em relação a investimentos e planejamentos financeiros de longo e curto prazo. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo geral explorar a importância da Educação Matemática Crítica na Educação Financeira, destacando como essa abordagem pode ajudar a desenvolver a compreensão dos alunos sobre finanças pessoais por meio da criação e aplicação de uma sequência didática, para se trabalhar conceitos relacionados com a Educação Financeira alinhados às trilhas do Novo Ensino Médio e a Educação Matemática Crítica (EMC). Dentre os objetivos específicos temos: avaliar a eficácia das estratégias didáticas para promover a educação financeira sob o viés da educação matemática crítica; desenvolver e aplicar uma proposta de intervenção pedagógica para a educação financeira e matemática crítica; e possibilitar uma compreensão mais profunda e reflexiva dos conceitos financeiros e suas implicações na vida dos alunos. A presente pesquisa possuiu caráter qualitativo de cunho exploratório e para esse trabalho foi escolhida a abordagem de Observação Participante. A aplicação da Educação Matemática Crítica neste contexto revelou-se uma ferramenta valiosa para ir além das abordagens tradicionais, desafiando concepções prévias e promovendo uma compreensão mais profunda das relações matemáticas subjacentes às decisões financeiras.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Jader.pdf1.39 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???