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dc.contributor.advisor1Hoff, Debora Nayar-
dc.creatorPaulo, Leticia de Mello Larruscaim-
dc.date.accessioned2024-08-01T21:08:27Z-
dc.date.available2024-07-20-
dc.date.available2024-08-01T21:08:27Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.citationPAULO, Leticia de Mello Larruscaim. Vantagens competitivas oriundas da indicação geográfica: um estudo de caso da indicação de procedência campanha gaúcha. 75 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9438-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the process of adopting the Provenance Indication (IP) Campaign Gaúcha by the company Almaden, in Santana do Livramento/RS, seeking to identify the competitive advantages expected by the company, from this process. To achieve the objective, research was carried out characterized as a case study, which uses an investigation of an exploratory and descriptive nature, with a qualitative approach. Bibliographic and documentary research was accompanied by primary data collection, using a structured research instrument. Initially, the history of IP development in the region and the characterization of the Almaden Winery unit in Santana do Livramento are described, including its production process and product portfolio. Next, the company's IP adoption process is detailed, highlighting adjustments to production processes and strategies to ensure compliance with established regulations and obtaining the quality seal. Despite the limitations in obtaining specific data, such as the confidentiality of strategic information, the research reveals the main impacts of adopting IP on winery operations, from adjustments in production planning to strategies for differentiating and valuing products. The study highlights the transformative potential of IP Campanha Gaúcha for wine companies in the region, highlighting the importance of adaptive and collaborative strategies to consolidate competitiveness in the wine marketpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVantagens competitivaspt_BR
dc.subjectVitiviniculturapt_BR
dc.subjectIndicação de procedênciapt_BR
dc.subjectCampanha gaúchapt_BR
dc.subjectIndicação geográficapt_BR
dc.subjectDiferenciaçãopt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.subjectGeographical indicationpt_BR
dc.subjectDifferentiationpt_BR
dc.subjectWinemakinpt_BR
dc.subjectGaucho campaignpt_BR
dc.titleVantagens competitivas oriundas da indicação geográfica: um estudo de caso da indicação de procedência Campanha Gaúchapt_BR
dc.title.alternativeCompetitive advantages arising from geographical indication: a case study of the Campanha Gaúcha indication of originpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Sopena, Mauro Barcellos-
dc.contributor.referee2Silva, Rodrigo Abbade da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar como está o processo de adoção da Indicação Procedência (IP) Campanha Gaúcha pela empresa Almaden, em Santana do Livramento/RS, buscando identificar as vantagens competitivas esperadas pela empresa, a partir deste processo. Para o alcance do objetivo foi feita uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso, que usa uma investigação de natureza exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica e documental foi acompanhada de coleta primária de dados, com uso de instrumento de pesquisa estruturado. Inicialmente, são descritos o histórico de desenvolvimento da IP na região e a caracterização da unidade da Vinícola Almaden em Santana do Livramento, incluindo seu processo produtivo e portfólio de produtos. Em seguida, é detalhado o processo de adoção da IP pela empresa, evidenciando os ajustes nos processos produtivos e estratégias para garantir a conformidade com as normativas estabelecidas e a obtenção do selo de qualidade. Apesar das limitações na obtenção de dados específicos, como a confidencialidade de informações estratégicas, a pesquisa revela os principais impactos da adoção da IP nas operações das vinícolas, desde ajustes no planejamento da produção até estratégias de diferenciação e valorização dos produtos. O estudo destaca o potencial transformador da IP Campanha Gaúcha para as empresas vinícolas da região, ressaltando a importância de estratégias adaptativas e colaborativas para consolidar a competitividade no mercado vinícolapt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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