???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9431
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorBandeira, Sthefanie Martins-
dc.date.accessioned2024-07-19T19:42:31Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-19T19:42:31Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Sthéfanie Martins. Uma busca sistemática sobre a educação matemática crítica no Brasil. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9431-
dc.description.abstractCritical Mathematics Education, based on the work of Ole Skovsmose, confronts two important concepts that explore pedagogical practices in the teaching and learning process: scenarios for investigation and the exercise paradigm. Therefore, the importance of these topics for the development of this work is considered, which presents exploratory research through a bibliographic review. The objective of the research is to understand the evolution of research in Critical Mathematics Education, both in the national and international context. For this, the Scopus platform database is used; the development of the theory of Critical Mathematics Education in Brazil is evaluated, and the evolution of the concepts of scenarios for investigation and the exercise paradigm in Brazil in comparison with the rest of the world is discussed. From the definition of specific keywords, 36 works were found, of which 22 are aligned with the research objectives. Among the results, it is highlighted that the researchers not only reproduced but also expanded Ole Skovsmose's theories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectCenários para investigaçãopt_BR
dc.subjectParadigma do exercíciopt_BR
dc.subjectCritical mathematics educationpt_BR
dc.subjectLandscapes of investigationpt_BR
dc.subjectExercise paradigmpt_BR
dc.titleUma busca sistemática sobre a educação matemática crítica no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor2Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Vaz, Francieli Aparecida-
dc.contributor.referee3Goergen, Guilherme-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA Educação Matemática Crítica fundamentada pelo trabalho de Ole Skovsmose, confronta dois importantes conceitos que exploram práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem: cenários para investigação e o paradigma do exercício. Sendo assim, considera-se a importância desses tópicos para o desenvolvimento do presente trabalho, que apresenta uma pesquisa exploratória através de uma revisão bibliográfica. O objetivo da pesquisa é compreender a evolução das pesquisas em Educação Matemática Crítica, tanto no contexto nacional como internacional. Para isso, utiliza-se o banco de dados da plataforma Scopus; avalia-se o desenvolvimento da teoria da Educação Matemática Crítica no Brasil, e discute-se a evolução dos conceitos de cenários para investigação e do paradigma do exercício no Brasil em comparação com o resto do mundo. A partir da definição de palavras-chave específicas, foram encontrados 36 trabalhos, dos quais 22 estão alinhados com os objetivos da pesquisa, entre os resultados, destaca-se que os pesquisadores não apenas reproduziram como também expandiram as teorias de Ole Skovsmose.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Sthefanie Bandeira 2024.pdf725.12 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???