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dc.contributor.advisor1Sartori, Paulo Henrique dos Santos-
dc.creatorOliveira, Marcio Nascimento de-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:35:58Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-07-17T19:35:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcio Nascimento de. Pesquisa e produção de réplicas de aparatos históricos de Faraday e de Tesla para promoção da abordagem da história da ciência. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9416-
dc.description.abstractThis course conclusion work presents the process of research and production of a set of materials containing reports of experiments and scientific historical episodes and, in particular, replicas of historical apparatus handcrafted from the original works of Michael Faraday: Ring-coil, Galvanometer and Battery, in the context of the Electromagnetic Induction Experiment (1831), and by Nikola Tesla: Tower Wardenclyffe, related to the episode of Wireless Electric Power Transmission (end of the 19th century and beginning of the 20th century). The central idea is to embrace the bias of presenting not only the scientists' lives, but also the entire construction process as experienced by the scientists themselves, with all the steps involved and the challenges faced. The research mode was guided by the search, whenever possible, of reliable, accessible and supported primary sources by renowned institutions. The results achieved show that the materials produced enable a historical-scientific immersion in doing Science and the consequent implication in the construction of scientific knowledge and may be able to mobilize for a more critical, reflective and attractive study. It should be noted, however, that due to technical limitations - inherent complexity to certain parts of the apparatus - and budgetary, which made access to information that demanded a high financial cost unfeasible, which ended up making the work difficult, especially to clarify details and doubts, the functioning of the apparatus was not made possible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAparato Científico Históricopt_BR
dc.subjectRéplicaspt_BR
dc.subjectEpisódios da Ciênciapt_BR
dc.subjectMichael Faradaypt_BR
dc.subjectNikola Teslapt_BR
dc.subjectHistorical Scientific Apparatuspt_BR
dc.subjectReplicaspt_BR
dc.subjectEpisodes of Sciencept_BR
dc.titlePesquisa e produção de réplicas de aparatos históricos de Faraday e de Tesla para promoção da abordagem da história da ciênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918623225020511pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680419106224563pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta o processo de pesquisa e produção de um conjunto de materiais contendo relatos de experimentos e episódios históricos científicos e, em especial, réplicas de aparatos históricos confeccionados de modo artesanal a partir das obras originais de Michael Faraday: Anel-bobina, Galvanômetro e Bateria, no contexto do Experimento de Indução Eletromagnética (1831), e de Nikola Tesla: Torre Wardenclyffe, relativo ao episódio da Transmissão de Energia Elétrica Sem Fio (final do séc. XIX e início do séc. XX). A ideia central é abarcar o viés de apresentar não só a vida dos cientistas, mas, também, todo o processo de construção como foi vivenciado pelos próprios cientistas, com todas as etapas envolvidas e os desafios enfrentados. O modo de pesquisa pautou-se pela busca, sempre que possível, de fontes primárias confiáveis, acessíveis e respaldadas por instituições de renome. Os resultados alcançados mostram que os materiais produzidos possibilitam uma imersão histórico-científica sobre o fazer Ciência e a consequente implicação na construção do conhecimento científico e podem ser capazes de mobilizar para um estudo mais crítico, reflexivo e atraente. Ressalva-se, no entanto, que devido a limitações de ordem técnica - complexidade inerente a certas partes dos aparatos - e orçamentária, a qual inviabilizou o acesso a informações que demandavam custo financeiro elevado, o que acabou dificultando o trabalho, especialmente para sanar detalhes e dúvidas, não se viabilizou o funcionamento dos aparatos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

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