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dc.contributor.advisor1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.creatorTeixeira , Ana Lucia Furtado-
dc.date.accessioned2024-07-05T19:49:58Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-07-05T19:49:58Z-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ana Lucia Furtado. A identidade territorial da escola Alcides Maia - Rio Grande/RS - sob a perspectiva de seus docentes. 115 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9370-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to analyze the territorial identity of Escola Alcides Maia, located in the rural area of the municipality of Rio Grande/RS, in order to evaluate the consonance of its pedagogical approaches with the principles of rural education. The specific objectives included the analysis of the teaching project proposed for rural schools in the municipality of Rio Grande; reflections on the territorial identity of Escola Alcides Maia in collaboration with teachers and their pedagogical practices; dialogues about the importance of school identity in the students' learning process, with an emphasis on the ethnic context of their training (aiming at valuing black and indigenous culture); discussions about the integration of knowledge with the school's curricular proposal; the analysis of pedagogical practices related to rural education and the assessment of the importance of studying the curriculum in the construction of cultural identity and the sense of belonging to the place of experience. The methodology used was action research, of a qualitative nature, with pedagogical letters being the main instrument used. Throughout the dialogue process, the results indicated a consensus about Escola Alcides Maia being recognized as a rural school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade territorialpt_BR
dc.subjectAbordagens pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectTerritorial Identitypt_BR
dc.subjectPedagogical Approachespt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.titleA identidade territorial da escola Alcides Maia - Rio Grande/RS - sob a perspectiva de seus docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.contributor.referee2Gritti, Silvana Maria-
dc.contributor.referee3Gritti, Isabel Rosa-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral a análise da identidade territorial da Escola Alcides Maia, localizada na zona rural, do município de Rio Grande/RS, no sentido de avaliar a consonância de suas abordagens pedagógicas com os princípios da educação no campo. Os objetivos específicos incluíram a análise do projeto de ensino proposto para as escolas do campo no município de Rio Grande; as reflexões sobre a identidade territorial da Escola Alcides Maia em colaboração com os docentes e suas práticas pedagógicas; os diálogos sobre a importância da identidade escolar no processo de aprendizagem dos educandos, com ênfase no contexto étnico de sua formação (visando à valorização da cultura negra e indígena); as discussões sobre a integração dos saberes com a proposta curricular da escola; a análise das práticas pedagógicas relacionadas à educação do campo e a avaliação da importância do estudo do currículo na construção da identidade cultural e no sentido de pertencimento ao local de vivência. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, de natureza qualitativa, sendo as cartas pedagógicas o principal instrumento utilizado. Ao longo do processo de diálogo, os resultados indicaram um consenso acerca de a Escola Alcides Maia ser reconhecida como uma escola do campo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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