???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9348
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.creatorSouza, Viviane Oliveira Melo de-
dc.date.accessioned2024-06-28T22:42:37Z-
dc.date.available2021-06-01-
dc.date.available2024-06-28T22:42:37Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Viviane Oliveira Melo de. Estudo exploratório sobre o Ensino de Ciências da Natureza em tempos de Coronavírus: desafios e possibilidades. 2021. 34p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9348-
dc.description.abstractIn this work, the Teaching of Natural Sciences was explored in the context of the new Coronavirus pandemic, since the substitution of face-to-face classes with classes that use Information and Communication Technologies (ICTs) in online classes accelerated their inclusion in the school environment, bringing great challenges. and possibility to the educational area as a whole. In this sense, the objective of this research was to analyze the publications, using the CAPES portal database (www.capes.gov.br). In the methodological path, a qualitative approach was chosen, with an exploratory and bibliographic character. The research was carried out through a literature review, with the selection of articles considering first title, abstract and keywords that include the Teaching of Natural Sciences Physics, Chemistry and Biology) and remote teaching. As a result of the research, it was found that, as in classroom teaching, active methodologies, digital technologies as a variety of resources and platforms, and investigative experimental activities were mentioned as alternatives to teach Nature Sciences during teaching remote. The challenges identified were several, such as: lack of training and previous experience of teachers, fact of skill with the use of technologies, difficulty in reconciling classes with domestic activities, poor quality of connections and fluctuations in the internet, among others. No studies were found involving the use of scientific knowledge as a means of combating the new Coronavirus. Finally, it is noteworthy that this work contributes to research in the area of Natural Sciences in the context of remote education, pointing out the limits and possibilities in this moment of calamity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectRevisão da literaturapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.subjectLiterature revisionpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleEstudo exploratório sobre o Ensino de Ciências da Natureza em tempos de Coronavírus: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315263535430766pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4565465111125811pt_BR
dc.contributor.referee1Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.contributor.referee2Moraes, Maria Silvana Aranda-
dc.contributor.referee3Carneiro, Janaina Viário-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho explorou-se o Ensino de Ciências da Natureza no contexto da pandemia do novo Coronavírus, uma vez que a substituição das aulas presenciais pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas aulas online acelerou a inclusão destas no âmbito escolar, trazendo grandes desafios e possibilidade à área educacional como um todo. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar as publicações, utilizando a base de dados do portal da CAPES (www.capes.gov.br). No caminho metodológico optou-se por uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório e bibliográfico. A pesquisa foi realizada através da revisão da literatura, com a seleção de artigos considerando primeiramente título, resumo e palavras-chave que contemplem o Ensino de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e o ensino remoto. Como resultado da pesquisa verificou-se que, assim como no ensino presencial, as metodologias ativas, as tecnologias digitais como uma variedade de recursos e plataformas, e as atividades experimentais de caráter investigativo foram mencionadas como alternativas para se ensinar Ciências da Natureza durante o ensino remoto. Os desafios identificados foram vários, tais como: falta de formação e experiência prévia dos professores, falta de habilidade com o uso das tecnologias, dificuldade para conciliar as aulas com as atividades domésticas, qualidade ruim das conexões e as oscilações de internet, entre outros. Não foram encontrados trabalhos envolvendo o emprego do conhecimento científico como forma de combate ao novo Coronavírus. Por fim, destaca-se que este trabalho contribui com as pesquisas na área de Ciências da Natureza no âmbito do ensino remoto, apontando os limites e possibilidades neste momento de calamidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LCN 2021 Viviane O M de Souza.pdf371.43 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???