???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9336
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Maders, Sandra-
dc.creatorDuarte, Mirele Machado-
dc.date.accessioned2024-06-26T19:13:14Z-
dc.date.available2024-05-01-
dc.date.available2024-06-26T19:13:14Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationDUARTE, Mirele Machado Concepções avaliativas de uma escola do campo no município de Dom Pedrito/RS. 2023. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9336-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the evaluation concepts used at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Rural Sucessão dos Moraes, in the municipality of Dom Pedrito. This research is characterized as qualitative, within an exploratory approach. To collect data, a questionnaire with open and closed questions was used, sent via form. Therefore, our specific objectives are: a) verifying the types of assessments used in the teaching and learning process by teachers at a rural school; b) probe the evaluation methods used by teachers and c) map the external factors that interfere with learning in a rural school. Thus, this investigation is justified by the need to respond to the proposed objectives, as well as to build a reflection on the profession of teaching and its consequences in and with rural education. It is clear that the efforts of teachers to provide their students with the necessary learning is a challenge given the events that may occur during the school year. The use of assessments adapts to needs, and as an assessment is carried out with a view to not harming students, when external factors hinder or harm their learning. Interpret the best and most plausible way to seek a teaching perspective for students. And finally, as a future professional, have the sensitivity and ideas on how to recover possible missed classes, without the entire process being changed/delayed and/or harmed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino, Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.titleConcepções avaliativas de uma escola do campo no município de Dom Pedrito/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0280033488120278pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358807580526339pt_BR
dc.contributor.referee1Maders, Sandra-
dc.contributor.referee2Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.contributor.referee3Rosa, Cleni Inês da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar as concepções avaliativas utilizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rural Sucessão dos Moraes, do município de Dom Pedrito. Essa pesquisa se caracteriza como qualitativa, dentro de uma abordagem exploratória. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, encaminhado via formulário. Deste modo, temos como objetivos específicos: a) verificar os tipos de avaliações utilizadas no processo de ensino e aprendizagem pelos professores de uma escola rural; b) sondar os métodos avaliativos utilizados pelos professores e c) mapear os fatores externos que interferem na aprendizagem em uma escola rural. Assim, esta investigação se justifica pela necessidade de responder aos objetivos propostos, bem como, construir uma reflexão sobre a profissão do ser docente e seus desdobramentos na e com a educação rural. Percebe-se que o esforço dos professores para levarem até seus alunos a aprendizagem necessária é um desafio diante dos acontecimentos que podem ocorrer durante o ano letivo. A utilização de avaliações se adapta às necessidades, e como uma avaliação é feita com caráter não prejudicar os alunos, quando os fatores externos atrapalham ou prejudicam as suas aprendizagens. Interpretar qual a melhor maneira e a mais plausível, de buscar uma perspectiva de ensino para os estudantes. E por fim, como futura profissional, ter a sensibilidade e ideias de como recuperar as possíveis aulas perdidas, sem que o processo todo seja alterado/atrasado e ou prejudicado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LCN 2023 Mirele M Duarte.pdf667.91 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???