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dc.contributor.advisor1Lopardo, Carla Eugenia-
dc.creatorCorrêa, Fernanda Pires Matos-
dc.date.accessioned2024-06-19T18:36:41Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T18:36:41Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationCORRÊA, Fernanda Pires Matos. Atendimento educacional especializado e educação especial inclusiva no campo da educação especial de música : um estado da arte. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9311-
dc.description.abstractEn este trabajo, presento y analizo el estado del arte en el campo de la Educación Especial de Música, tanto en contexto inclusivo como específico, en Atención Educacional Especializada. Los objetivos de esta investigación son identificar investigadores/as interesados/as en esa temática, conocer sus principales estrategias y recursos utilizados en la Educación Especial de Música, buscar los fundamentos teóricos que rigen la práctica docente y la mirada del investigador en la elaboración de las investigaciones, y examinar posibles desafíos o posibilidades de nuevas investigaciones sobre la enseñanza de música para la persona con discapacidad. El enfoque metodológico utilizado en este trabajo es cualitativo con datos recogidos por medio de una revisión bibliográfica en artículos sobre la temática enseñanza de Música para alumnos con discapacidad, en la Revista de la Asociación Brasileña de Educación Musical, en la revista Opus y en la Subárea de Educación Musical de los Anales de Congreso de la Asociación Nacional de investigación y Posgrado en Música, en un recorte temporal correspondiente al período de 2018 a 2022. La investigación reveló que la producción textual de esta temática aún es relativamente pequeña, pero que la práctica de la educación musical especial es una realidad en diversos espacios y necesita contemplar alumnos con discapacidades en sus necesidades específicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectEducación especialpt_BR
dc.subjectEnseñanza de músicapt_BR
dc.subjectInclusiónpt_BR
dc.subjectAtención educativa especializadapt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado e educação especial inclusiva no campo da educação especial de música : um estado da artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lopardo, Carla Eugenia-
dc.contributor.referee2Teixeira, Lúcia Helena Pereira-
dc.contributor.referee3Dias, Lisete Funari-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresento e analiso o estado da arte no campo da Educação Especial de Música, tanto em contexto inclusivo como específico, em Atendimento Educacional Especializado. Os objetivos desta pesquisa são identificar pesquisadores/as interessados/as nessa temática, conhecer suas principais estratégias e recursos utilizados na Educação Especial de Música, procurar os fundamentos teóricos que regem a prática docente e o olhar do pesquisador na elaboração das pesquisas, e examinar possíveis desafios ou possibilidades de novas pesquisas sobre o ensino de música para a pessoa com deficiência. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho é qualitativa com dados coletados por meio de uma revisão bibliográfica em artigos sobre a temática ensino de Música para alunos com deficiência, na Revista da Associação Brasileira de Educação Musical, na Revista Opus e na Subárea de Educação Musical dos Anais de Congresso da Associação Nacional de pesquisa e Pós-Graduação em Música, num recorte temporal correspondente ao período de 2018 a 2022. A pesquisa revelou que a produção textual desta temática ainda é relativamente pequena, mas que a prática da educação musical especial é uma realidade em diversos espaços e necessita contemplar alunos com deficiências em suas necessidades específicas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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