???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9296
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Maders, Sandra-
dc.creatorBrinhol, Danieli Portilho-
dc.date.accessioned2024-06-07T20:08:37Z-
dc.date.available2022-09-01-
dc.date.available2024-06-07T20:08:37Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.citationBRINHOL, Danieli Portilho. Desmotivação profissional docente e seus impactos na educação básica. 2022. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9296-
dc.description.abstractThe main purpose of this research was to reflect on the main stressors in the teaching profession and the impact that this has on basic education. Talking about teacher training implies considering different contexts, possibilities, and, also, it is necessary to rethink the demotivation throughout the professional career. In view of this, this work had the general objective: Investigate the impacts of teacher professional demotivation in the education of the basic network of the municipality of Dom Pedrito. To meet the general objective, preliminarily, we outlined the following specific objectives: to analyze the context of initial and continuing teacher education in the municipality of Dom Pedrito; Investigate the perspectives of teachers in relation to their professional teaching activities and; To present the factors that contribute to the demotivation of the teaching profession. For the development of this research, a semi-structured form with closed and open questions was carried out, created in google forms and sent to teachers via whattsapp from May to June 2022. As a result of this research, we understand the perception of teachers in relation to the initial and continuing training, as well as, it was possible to list the main causes that lead teachers to feel unmotivated throughout their professional career. With this work, we aim to propose reflections on possible mechanisms and tools to improve the quality and satisfaction of being a teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotidiano Escolarpt_BR
dc.subjectDesmotivaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectProfissão Docentept_BR
dc.subjectDaily School Lifept_BR
dc.subjectDemotivationpt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Professionpt_BR
dc.titleDesmotivação profissional docente e seus impactos na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8918721043035489pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358807580526339pt_BR
dc.contributor.referee1Maders, Sandra-
dc.contributor.referee2Spanavello, Caroline Silveira-
dc.contributor.referee3Moraes, Maria Silvana Aranda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809121862614598pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7247209323371035pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358807580526339pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como propósito principal refletir sobre os principais fatores estressores na profissão docente e o impacto que isso causa na educação básica. Falar de formação de professores implica considerar diversos contextos, possibilidades, e, também, se faz necessário repensar a desmotivação ao longo da carreira profissional. Diante disto, este trabalho teve como objetivo geral: Investigar os impactos da desmotivação profissional docente na educação da rede básica do município de Dom Pedrito. Para atender ao objetivo geral, preliminarmente, delineamos os seguintes objetivos específicos: analisar o contexto da formação inicial e continuada de professores no município de Dom Pedrito; Averiguar as perspectivas dos professores em relação à sua atuação profissional docente e; Apresentar os fatores que contribuem para a desmotivação profissional docente. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi elaborado um formulário semi estruturado com questões fechadas e abertas, criado no google forms e enviado para os professores via whattsapp no período de maio a junho de 2022. Como resultado desta pesquisa, compreendemos a percepção dos docentes em relação à formação inicial e continuada, bem como, foi possível elencar as principais causas que levam os docentes a se sentirem desmotivados ao longo do percurso profissional. Almejamos com este trabalho propor reflexões acerca de possíveis mecanismos e ferramentas para a melhora na qualidade e satisfação do ofício de ser professor.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LCN 2022 Danieli P Brinhol.pdf1.53 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???