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dc.contributor.advisor1Carneiro, Janaína Viário-
dc.creatorMachado, Leda Goularte-
dc.date.accessioned2024-06-06T18:40:39Z-
dc.date.available2023-12-01-
dc.date.available2024-06-06T18:40:39Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.citationMACHADO, Leda Goularte. Processo de desenvolvimento cognitivo no estudo de Hidrostática. 2023. 46p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9290-
dc.description.abstractThe research presented was based on experimental and game-based practical activities. These two didactic resources are strategies of paramount importance for the learning of students in any age group. The teaching and learning process requires an organization by the teacher that proposes ways to solve problems, seeking to develop logical reasoning and cognitive skills for the construction of knowledge. Thus, this work analyzed the cognitive skills manifested by second year high school students, from the demonstration of experimental practical activities and the application of a board game. The students solved questions related to the Hydrostatic theme, relating it to their previous knowledge and to the possible ones acquired during the development of the proposal. In the analysis, it was verified that, initially, the low-order skills were characterized as an association of passed information. As they advanced in the game, consequently with questions that required more attention and reasoning, the students showed superior skills (high order). However, the continuous participation and involvement of students in this process stands out. This research is characterized as a qualitative approach, regarding the objective as explanatory and regarding the procedure as experimental, being carried out in a second year high school class in the municipality of Dom Pedrito-RS. For data analysis, Zoller (1993) methodology was used, which classifies the developed cognitive abilities in LOCS and HOCS, of low and high order, being remarkable the presence of HOCS in several questions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectHabilidades Cognitivaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectPhysicalpt_BR
dc.subjectCognitive Skillspt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleProcesso de desenvolvimento cognitivo no estudo de Hidrostáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349949096379646pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084943535940858pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Janaína Viário-
dc.contributor.referee2Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.contributor.referee3Lima, Bianca Maria de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3991217030285909pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980862457823375pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084943535940858pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada foi embasada em atividades práticas experimentais e em jogo. Esses dois recursos didáticos são estratégias de suma importância para a aprendizagem dos alunos em qualquer faixa etária. O processo de ensino e aprendizagem requer uma organização por parte do professor que proponha caminhos para soluções de problemas, buscando desenvolver o raciocínio lógico e as habilidades cognitivas para a construção do conhecimento. Assim, este trabalho analisou as habilidades cognitivas manifestadas por alunos do segundo ano do Ensino Médio, a partir da demonstração de atividades práticas experimentais e da aplicação de um jogo de tabuleiro. Os alunos resolveram questões voltadas ao tema Hidrostática, relacionando com seus conhecimentos prévios e aos possíveis adquiridos ao longo do desenvolvimento da proposta. Na análise verificou-se que, inicialmente as habilidades de baixa ordem caracterizaram-se como uma associação de informações repassadas. Á que medida que foram avançando no jogo, consequentemente com questões que exigiam maior atenção e raciocínio, os alunos manifestaram habilidades superiores (de alta ordem). Contudo destaca-se de forma continua a participação e o envolvimento dos alunos neste processo. Essa pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, quanto ao objetivo como explicativa e quanto ao procedimento como experimental, sendo realizada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no município de Dom Pedrito-RS. Para análise de dados utilizou-se a metodologia de Zoller(1993) a qual classifica as habilidades cognitivas desenvolvidas em LOCS e HOCS, de baixa e alta ordem, sendo notável a presença de HOCS em diversas questões.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

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LCN 2023 Leda G Machado.pdf914.3 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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