???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9281
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorPadilha, Ana Margarida dos Santos-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:53:35Z-
dc.date.available2024-06-03T18:53:35Z-
dc.date.issued2023-06-24-
dc.identifier.citationPADILHA ,Ana Margarida dos Santos. Perspectiva de uma aula usando a modelagem matemática: Astrolábio. 2023.38f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9281-
dc.description.abstractThe present work presents elements about Mathematical Modeling as a teaching strategy for Mathematics, focusing on trigonometry, with the objective of constructing an instrument for measuring heights. The research was conducted with high school students in a full-time class in the city of São Sepé, Rio Grande do Sul. It was carried out in two classes, each lasting fifty minutes. The central idea of the research was to conduct a unique lesson for the author of this work, in order to have the opportunity to use a different methodology, experimenting with another way of teaching and, perhaps, arousing a greater interest from the students. This would enable the students to learn through a methodology that involves solving and interpreting problem situations. Thus, as indicated in studies by other authors, this research also confirmed that Mathematical Modeling can help promote better learning that is contextualized and produces meaning for the students. The purpose of this work was to invite the students to make the astrolabe instrument, then go to the schoolyard to collect the data needed for calculations. Afterwards, they would answer some exercise questions, which would be important for the conclusion of this worpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titlePerspectiva de uma aula usando a modelagem matemática: Astrolábiopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vaz, Francieli Aparecida-
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Bihain, Anderson Luís Jeske-
dc.contributor.referee3Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta elementos sobre a Modelagem Matemática como estratégia de ensino de Matemática com enfoque na trigonometria com objetivo de construir um instrumento para medir alturas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio em uma turma de turno integral da cidade de São Sepé no Rio Grande do Sul, a qual foi aplicada em duas aulas, de cinquenta minutos. A pesquisa teve como ideia central realizar uma aula inédita para a autora deste trabalho de forma a que se tivesse a oportunidade de utilizar uma metodologia diferente, experimentando outra forma de ensinar e quem sabe despertar um maior interesse do aluno, possibilitando que os alunos aprendessem por meio de uma metodologia resolvendo e interpretando situações problema. Assim, como apontado em estudos de outros autores, esta pesquisa comprovou, também, que a Modelagem Matemática pode ajudar a promover uma melhor aprendizagem que seja contextualizada e que produza significados para os estudantes. A proposta deste trabalho foi a de convidar os alunos a confeccionar o instrumento astrolábio, logo após ir para o pátio da escola coletar os dados para que fossem realizados os cálculos e posteriormente responderiam algumas perguntas dos exercícios, que seriam importantes para a conclusão deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Ana_Margarida.pdf1.81 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???