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dc.contributor.advisor1Severo, Patrícia Schneider-
dc.creatorMartins, João Felipe da Silva-
dc.date.accessioned2024-05-23T20:06:30Z-
dc.date.available2024-05-23-
dc.date.available2024-05-23T20:06:30Z-
dc.date.issued2015-11-15-
dc.identifier.citationMARTINS, João Felipe da Silva. Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso dos servidores do setor de compras da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Livramento - RS. 61 p. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Administração) - Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9239-
dc.description.abstractQuality of Life at Work (QLW) comprises several aspects such as remuneration, relationship, working conditions, leisure, opportunities for growth and development, linking the man to a constant search for favorable conditions in the workplace. In this context, this study aims to verify the relative aspects of the QLW in the perception of servers the Purchasing Sector Municipal Santana do Livramento Education - RS. For this we used a case study with a qualitative approach was carried out through a theoretical study, which enabled us to understand the complexity of the concept of QLW based on Walton's notes (1973 cited Freitas and Souza, 2009), which establishes criteria, divided into eight conceptual categories; and a data collection along with the servers in the industry through the application of interviews with open and closed questions. According to the survey, there was the existence of satisfaction on the quality of working life between servers in the industry. However, there is a need for the creation of generating programs and actions of QLW, which will help in the growth of a few points that should be improved in the institution, so that thus make possible an effective gain in carrying out daily activities in the sector. Yet it was found that the servers recognize this need, but there are difficulties deployments because it is a public sector where there is little exploration in the QLW practicespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalho;pt_BR
dc.subjectSetor de compraspt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectQuality of life at work;pt_BR
dc.subjectSector purchasespt_BR
dc.subjectPublic sectorpt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: estudo de caso dos servidores do setor de compras da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Livramento - RSpt_BR
dc.title.alternativeQuality of life at work: case study of employees in the purchasing sector of the Municipal Department of Education of Santana do Livramento - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Cassanego Junior, Paulo Vanderlei-
dc.contributor.referee2Matta, Isabela Braga da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) compreende diversos aspectos, tais como remuneração, relacionamento, condições de trabalho, lazer, oportunidades de crescimento e desenvolvimento, relacionando o homem a uma busca constante por condições favoráveis no seu ambiente de trabalho. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos relativos à QVT sob a percepção dos servidores do Setor de Compras da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Livramento – RS. Para tanto se utilizou de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, realizado através de um aprofundamento teórico, o qual permitiu entender a complexidade do conceito de QVT com base nos apontamentos de Walton (1973 apud Freitas e Souza, 2009), o qual estabelece critérios, divididos em oito categorias conceituais; e de um levantamento de dados juntamente com os servidores do setor, através da aplicação de entrevistas com questões abertas e fechadas. De acordo com a pesquisa realizada, constatou-se a existência da satisfação sobre a qualidade de vida no trabalho entre os servidores do setor. Todavia, existe a necessidade da criação de programas e ações geradoras de QVT, o que auxiliará no crescimento de alguns pontos que devem ser melhorados na instituição, para que assim, venham possibilitar um ganho efetivo na realização das atividades diárias no setor. Ainda foi constatado que os servidores reconhecem essa necessidade, porém há dificuldades de implantações por se tratar de um setor público onde há pouca exploração nas práticas de QVT.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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