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dc.contributor.advisor1Canto, Rossana Veiga do-
dc.creatorSilva, Jéssica Caroline da Silva Pereira da-
dc.date.accessioned2024-04-19T20:19:34Z-
dc.date.available2024-04-19-
dc.date.available2024-04-19T20:19:34Z-
dc.date.issued2015-01-14-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Caroline da Silva Pereira da. A relação entre inteligência emocional e o clima organizacional. 68 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9176-
dc.description.abstractThis work has as objective show the relationship between organizational climate and emotional intelligence among managers and employees of a financial institution, where there are requirements for attaining goals. The importance of abilities such as emotional intelligence become evident when interferes on organizational climate and is directly related to motivation for the development of daily activities. This work brings exploratory and descriptive study case and a qualitative analysis about the data that were treated as content analysis. In this work were applied questionnaires to the managers about emotional quotient based on Ryback studies (1998), and interviews directed to reviewers with questions that addressed the organizational climate. By the results was observed that the climate in the workplace is favorable, because there were not reported conflicts in the relationship between the team. However, questions about professional identity and example to be followed, employees reported that they doesn't have identification with their manager, What demonstrates a discontentment with job and pay. But managers showed a high degree of emotional intelligence executive, what means that they can improve their performance using their motivational nature of intellectual skills to improve their recognition by the team using their abilities to increase the performance of the organization by emotional incentives, because with the comparison of the results of the emotional quotient of research, was demonstrated a high level of skills and knowledge by the managers, what demonstrates the ability to know how to deal with adverse situations improving the team's identification with their leaders.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectInstituições financeiraspt_BR
dc.subjectEmotional intelligencept_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectOrganizational climatept_BR
dc.subjectFinancial institutionspt_BR
dc.titleA relação entre inteligência emocional e o clima organizacional.pt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between emotional intelligence and organizational climate.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Scherer, Laura Alves-
dc.contributor.referee2Lima, Luiz Edgar Araújo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresentado teve como principal objetivo evidenciar as relações existentes entre o clima organizacional e inteligência emocional entre gestores e colaboradores de uma instituição financeira, onde existem cobranças principalmente para o atingimento de metas. Caracterizado como um estudo de caso com natureza exploratória e descritiva, e análise qualitativa e quantitativa onde os dados obtidos foram tratados na forma de análise de conteúdo. Neste trabalho foram aplicados questionários com questões de quociente emocional executivo baseado em estudos de Ryback (1998) entregues aos gestores, e entrevistas com questões que abordaram o clima organizacional direcionada aos colaboradores. Através dos resultados obtidos foi possível perceber que o clima no ambiente de trabalho mostra-se favorável, onde não foram relatados conflitos no relacionamento entre a equipe. No entanto, questões relacionadas à identificação profissional e exemplos a serem seguidos, nas relações dos colaboradores com os gestores, os colaboradores relataram que tal identificação não existe, também demonstraram certa desmotivação tanto relacionada ao trabalho quanto a remuneração. Porém os gestores apresentaram grau elevado de inteligência emocional executiva, significando que os mesmos podem melhorar seu desempenho utilizando de habilidades intelectuais de cunho motivacional para aumentar seu reconhecimento perante a equipe utilizando sua capacidade para aperfeiçoar a performance dos colaboradores através de incentivos emocionais, pois com a análise dos resultados da pesquisa de quociente emocional, obteve-se demonstração de conhecimentos e habilidades de grau elevado. A importância de habilidades como a inteligência emocional fica evidente quando interferem no clima organizacional e estão diretamente relacionadas à motivação para o desenvolvimento das atividades diárias. Por isto faz-se necessário que os gestores saibam lidar com situações adversas melhorando a identificação da equipe para com seus líderespt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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