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dc.contributor.advisor1 | Budny, Jaelson | - |
dc.creator | Fetter, Glaucio | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T20:33:46Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18 | - |
dc.date.available | 2024-04-18T20:33:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | FETTER, Glaucio. Aplicação de métodos de previsão de desempenho para estimativa da variação da irregularidade longitudinal do pavimento – estudo de caso na rodovia RSC-377. Orientador: Jaelson Budny. 2024. 81p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9170 | - |
dc.description.abstract | Road infrastructure has a direct influence on regional economic development, as it plays a fundamental role in the transport of goods, with special emphasis on agricultural flow, in addition to passenger transport and integration with other regions of the country. To this end, the Pavement Management System (PMS) is vitally important for ensuring the quality of all components of the road system. Performance prediction models are developed with the main objective of obtaining an estimate regarding the variation in pavement conditions, whether functional or structural, based on the assessment of the factors that cause this variation. The adoption of these models allows managers to gain knowledge about the condition of a given section of pavement, allowing the selection of priority sections and allocation of resources in a more rational way.However, models that are representative of local particularities must be adopted to allow correct inference about pavement conditions. In this sense, this research aims to apply different performance prediction models for sections of the RSC-377 highway, based on publicly available data such as average daily volume and longitudinal roughness. Four performance prediction methods available in Brazilian literature were selected, two of which were assessed using the International Roughness Index (IRI) and the other two were assessed using the Irregularity Quotient (IQ). As a result, we seek to contribute to the understanding of the pavement degradation process due to longitudinal roughness and apply theoretical knowledge about predicting pavement performance to the selected highway sections. Keywords: Pavement management. Performance prediction models. International Roughness Index. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Engineering | pt_BR |
dc.subject | Pavements | pt_BR |
dc.title | Aplicação de métodos de previsão de desempenho para estimativa da variação da irregularidade longitudinal do pavimento – estudo de caso na rodovia RSC-377 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A infraestrutura rodoviária possui influência direta no desenvolvimento econômico regional, uma vez que desempenha função fundamental no transporte de mercadorias, com especial destaque ao escoamento agrícola, além do transporte de passageiros e integração as demais regiões do país. Para tanto, os Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) possuem importância vital para a garantia da qualidade de todos os componentes do sistema viário. No contexto de um SGP eficiente, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de modelos de previsão de desempenho é uma das principais tarefas na gestão de pavimentos. Modelos de previsão de desempenho são desenvolvidos com o objetivo principal de obter uma estimativa quanto a variação de condições do pavimento, sejam essas funcionais ou estruturais, com base na avaliação dos fatores que ocasionem essa variação. A adoção desses modelos permite aos gestores o conhecimento acerca da condição de um determinado trecho do pavimento, permitindo a seleção de trechos prioritários e alocação de recursos de forma mais racional. No entanto, devem ser adotados modelos que sejam representativos das particularidades locais para permitir a correta inferência acerca das condições do pavimento. Nesse sentido, esta pesquisa possui como objetivo a aplicação de diferentes modelos de previsão de irregularidade longitudinal para trechos da rodovia RSC-377, a partir de dados disponíveis ao público como volume diário médio e irregularidade longitudinal. Foram selecionados quatro métodos de previsão de desempenho disponíveis na literatura brasileira, sendo dois destes com avaliação do Índice Internacional de Irregularidade (IRI) e os outros dois com avaliação do Quociente de Irregularidade (QI). Como resultado, busca-se contribuir para o entendimento do processo de degradação do pavimento em função da irregularidade longitudinal e aplicar conhecimentos teóricos acerca de previsão de desempenho de pavimentos aos trechos da rodovia selecionada. Palavras-chave: Gerência de pavimentos. Modelos de previsão de desempenho. Índice Internacional de Irregularidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado em Engenharia |
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GLAUCIO FETTER - 2024.pdf | 10.03 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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