???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9158
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O letramento literário nas séries finais do ensino fundamental: uma experiência no ensino remoto emergencial de 2020
Autor(es): Hermenegildo , Suzane da Silva
Primeiro Orientador: Souza, Nathan Bastos de
1° Membro da banca: Souza, Nathan Bastos de
2° Membro da banca: Camargo, Gabriella Cristina Vaz
3° Membro da banca: Vieira, Lilia de Lima
Resumo: O trabalho consistiu em uma pesquisa-ação, partindo de um problema que procurou analisar uma ação através de teorias de pesquisa. A partir da premissa de que o letramento literário, identificado na BNCC (2018) como “fruição literária”, é indispensável no quesito da aprendizagem relacionada à língua, por sua riqueza de elementos culturais e linguísticos. O objetivo da pesquisa-ação é apresentar a importância do planejamento metodológico do letramento literário nas séries finais do ensino fundamental, com a apresentação de uma sequência didática trabalhada durante o ensino remoto emergencial de 2020, produzida pela graduanda, pautada nas concepções de fruição literária da BNCC (2018). Procurando abordar vários aspectos a se considerar, por exemplo, que é preciso estar atento às características da Geração Alfha, relevando aspectos primordiais para um trabalho que contemple todas as condições necessárias para formar um letrado literário, fatores descritos no “Campo Artístico Literário das séries finais de Língua Portuguesa” (BNCC, 2018). De modo que é irrelevante e precário o professor deter-se apenas em solicitar um resumo da obra ao aluno, e coerente ao objetivo aprofundar sobre um gênero, estilo de escrita, a linguagem e seleção de palavras e expressões, contexto e questionar o comportamento dos personagens, seus vocabulários, pautando não apenas em uma breve interpretação, mas a um encontro do implícito. Para isso é fundamental a responsabilidade do professor em pesquisar obras que possam conversar com os interesses dos alunos, sendo capaz de surpreendê-los, de maneira que consigam se apropriar de todos os seus benefícios e capazes de serem letrados literários.
Resumen: El trabajo consistió en una investigación-acción, partiendo de un problema que buscó analizar una acción a través de teorías de investigación. Desde la premisa de que la literacidad literaria, identificada en la BNCC (2018) como “fruición literaria”, es indispensable en el asunto del aprendizaje de la lengua, por su riqueza de elementos culturales y lingüísticos. Ol objetivo de la pesquisa-acción es presentar la importancia de la planificación metodológica de la literacidad literaria en los años finales de la enseñanza fundamental, con la presentación de una secuencia didáctica explotada durante la enseñanza remota de emergencia de 2020, producida por la académica, basada en las conceptos de fruición literaria de la BNCC (2018). Buscando abordar varios aspectos a considerar, por ejemplo, que es preciso estar consciente de las características de la Generación Alfa, relevando aspectos claves para un trabajo que cumpla con todas las condiciones fundamentales para formar un alumno con literacidad literaria, factores descritos en el “Campo Artístico Literario de los grados finales de Lengua Portuguesa” (BNCC, 2018). De modo que es irrelevante y precario el profesor detenerse a penas en solicitar un resumen de la obra al alumno, es coherente al objetivo profundizar sobre un género, estilo de escrita, el lenguaje y selección de palabras y expresiones, contexto y cuestionar la conducta de los personajes, sus vocabularios, basando no a penas en una pronta interpretación, mas de un encuentro con el implícito. Para eso es indispensable la responsabilidad del maestro en buscar obras que puedan dialogar con los intereses de los alumnos, teniendo poder de sorprenderlos, de manera que se apropien de todos sus beneficios y logren acceder a la literacidad literaria.
metadata.dc.subject: Letramento literário
Ensino remoto emergencial
Ensino de literatura
Literacidad literaria
Enseñanza remota de emergencia
Enseñanza de literatura
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: HERMENEGILDO, Suzane da Silva. O letramento literário nas séries finais do ensino fundamental: uma experiência no ensino remoto emergencial de 2020.31 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9158
metadata.dc.date.issued: 29-Nov-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
SUZANE DA SILVA HERMENEGILDO.pdfSuzane da Silva Hermenegildo 20211.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???