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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Como ser modesta no ocidente? Um estudo com mulheres muçulmanas residentes na Fronteira da Paz.
Otros títulos : How to be modest in the west? A study with muslim women living in Fronteira da Paz
¿Cómo ser modesta en el occidente? Un estudio con mujeres musulmanas que viven en la Frontera de la Paz
Autor(es): Perez, Samia Samhan
Primeiro Orientador: Silva, Andressa Hennig
1° Membro da banca: Scherer, Laura Alves
2° Membro da banca: Costa, Renato José da
Resumo: A forma como os indivíduos se vestem, comunica a sua identidade, neste sentido os muçulmanos são orientados a se vestir com modéstia. Este estudo teve como objetivo geral analisar o comportamento de compra de Moda Modesta das mulheres muçulmanas residentes na Fronteira do Brasil e Uruguai, nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, denominada Fronteira da Paz, tendo em vista que apenas uma rua separa as duas cidades de países diferentes. Para isso, foi utilizado como método a pesquisa narrativa, a abordagem qualitativa e o caráter exploratório. A coleta de dados, contou com duas técnicas: entrevistas com quinze muçulmanas e anotações em diário de campo, a partir da vivência auto etnográfica da autora, que é da religião islâmica. Os principais resultados apontam a forte ligação existente entre o consumo de moda e a identidade religiosa e cultural das entrevistadas. Para elas, o principal motivador de vestir se modestamente é a fé. Além disso, conclui-se que as mulheres muçulmanas que residem em países ocidentais enfrentam dificuldades no seu cotidiano em relação ao consumo de Moda Modesta, fazendo com que estas busquem alternativas, seja em adaptar suas vestimentas as opções disponíveis, seja em adquirir suas vestimentas em comércio online, costureiras, ou ainda, encomendar de pessoas próximas que viajam aos países árabes, a fim de manter sua identidade religiosa e cultural ao se vestir.
Resumen : The way individuals dress communicates their identity, in this sense Muslims are advised to dress modestly. This study had the general objective of analyzing the purchasing behavior of Moda Modesta of Muslim women living in the Border of Brazil and Uruguai in the cities of Santana do Livramento and Rivera, called Border of Peace, considering that only one street separates the two cities from different countries. For this, narrative research, a qualitative approach and an exploratory nature were used as a method. Data collection included two techniques: interviews with fifteen Muslim women and notes in a field diary, based on the author's auto-ethnographic experience, which is of the Islamic religion. The main results point to the strong connection between fashion consumption and the religious and cultural identity of the interviewees. For them, the main motivator for dressing modestly is faith. Furthermore, it is concluded that Muslim women residing in Western countries face difficulties in their daily lives in relation to the consumption of Modest Fashion, making them look for alternatives, whether in adapting their clothing to available options, or in purchasing their clothing in online commerce, seamstresses, or even ordering from people close to you who travel to Arab countries, in order to maintain your religious and cultural identity when dressing.
Resumen: La forma en que las personas se visten comunica su identidad; en este sentido, a los musulmanes se les recomienda vestir con modestia. Este estudio tuvo como objetivo general analizar el comportamiento de compra de Moda Modesta de las mujeres musulmanas residentes en la Frontera de Brasil y Uruguay, en las ciudades de Santana do Livramento y Rivera, llamada Frontera de la Paz, considerando que sólo una calle separa las dos ciudades de diferentes países. Para ello se utilizó como método la investigación narrativa, de enfoque cualitativo y de carácter exploratorio. La recolección de datos incluyó dos técnicas: entrevistas a quince mujeres musulmanas y notas en un diario de campo, basado en la experiencia autoetnográfica de la autora, que es de religión islámica. Los principales resultados apuntan a la fuerte conexión entre el consumo de moda y la identidad religiosa y cultural de los entrevistados. Para ellos, el principal motivador para vestirse con modestia es la fe. Además, se concluye que las mujeres musulmanas residentes en países occidentales enfrentan dificultades en su vida diaria en relación al consumo de Moda Modesta, haciéndolas buscar alternativas, ya sea en adaptar su vestimenta a las opciones disponibles, o en adquirir su ropa en el comercio online. , costureras, o incluso realizar pedidos a personas cercanas a ti que viajan a países árabes, con el fin de mantener tu identidad religiosa y cultural a la hora de vestir.
Palabras clave : Moda modesta
Ocidente
Religião
Clothing consumption
Islam
Consumo de ropa
Occidental
Islamismo
Consumo de vestuário
Modest fashion
Religion
Western
Religión
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : PEREZ, Samia Samhan. Como ser modesta no ocidente? Um estudo com mulheres muçulmanas residentes na Fronteira da Paz. 28p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9150
Fecha de publicación : 5-dic-2023
Aparece en las colecciones: Administração

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