???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9142
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1D’Ávila, Alessandra Goulart-
dc.creatorSilva, Simone Santos da-
dc.date.accessioned2024-04-12T18:35:12Z-
dc.date.available2024-04-12-
dc.date.available2024-04-12T18:35:12Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Simone Santos da. A importância da leitura no desenvolvimento da escrita e da oralidade. 35 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9142-
dc.description.abstractThis study aims to recognize the importance of reading in the development of writing and speaking skills in the classroom, as it is noted that students are not interested in developing reading, writing and speaking skills. According to the theoretical framework: Common National Curriculum Base (BNCC, 2017), Buzen and Mendonça (2006), Cosson (2006), Geraldi (1997), Geraldi (1999), Rojo and Cordeiro (2004) and Knechtel (2014) , data collection regarding the purpose of this study can answer such questions. The methodology applied was through qualitative research that led to the observation that students like to read, but need support to develop writing and speaking skills that they provided through different discursive genres. The analysis points out that proposals from the BNCC and the Curriculum Matrices contemplate the objects of study (reading, orality, writing) in a way that, in addition to providing opportunities for knowledge of new discursive genres, places the student as the protagonist and the teacher as a mediator of knowledge in contextualized classes, with current content that arouse the criticality of students and consequently carry out increasingly better textual productions, in addition to acquiring the habit of reading and adding to improvements in orality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectGêneros Discursivospt_BR
dc.subjectAulas Contextualizadaspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectDiscursive Genrespt_BR
dc.subjectContextualized Classespt_BR
dc.titleA importância da leitura no desenvolvimento da escrita e da oralidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1D’Ávila, Alessandra Goulart-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.contributor.referee3Kelling, Véra Lucia Vargas-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem o objetivo de reconhecer a importância da leitura no desenvolvimento da escrita e da oralidade em sala de aula, pois nota-se que os estudantes não possuem interesse em desenvolver a leitura, escrita e a oralidade. Como referencial teórico foram abordados: Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), Buzen e Mendonça (2006), Cosson (2006), Geraldi (1997), Geraldi (1999), Rojo e Cordeiro (2004) e Knechtel (2014). A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa, por meio de um questionário como instrumento de pesquisa, que levou a constatação de que os alunos gostam de ler, mas precisam de suporte para desenvolver a escrita e a oralidade que através de gêneros discursivos diversos proporcionaram. A análise aponta que propostas da BNCC e das Matrizes Curriculares contemplam os objetos do estudo (leitura, oralidade, escrita) de uma maneira que além de oportunizar o conhecimento de novos gêneros discursivos, coloca o estudante como protagonista e o professor como mediador de conhecimento em aulas contextualizadas, com conteúdo atual que despertam a criticidade dos estudantes e consequentemente realizem produções textuais cada vez melhores, além de adquirir o hábito da leitura e agregar para melhorias na oralidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
SIMONE SANTOS DA SILVA.pdfSimone Santos da Silva 2021877.6 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???