???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9138
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Larissa Lima Nascimento | - |
dc.creator | Soares , Sandra Simone | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T18:26:51Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11 | - |
dc.date.available | 2024-04-12T18:26:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Sandra Simone. Educação especial no município de Quaraí, RS: a realidade de duas escolas diante da Pandemia da Covid-19. 34 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9138 | - |
dc.description.abstract | This study aims to discuss the current school scenario in times of COVID 19 pandemic, particularly with regard to the school inclusion of students with disabilities in the context of remote classes, in the municipality of Quaraí/RS. As a methodology, a questionnaire was applied to two education teachers of the municipality mentioned, one being a regular school and the other a secondary school. exclusive service to students with special educational needs, in order to understand the challenges and possibilities within the context of remote teaching. The study is based on the theoretical assumptions of Menezes (2001); Camargo (2017); Moreira and Silva (2002) among others, also bringing the documents National Curricular Parameters and the Common National Curricular Base related to Special Education in the context of School Inclusion. Posteriorly, conceptualize that the content of the PCN brings greater contributions to the teacher than the BNCC, which apart from not dealing with inclusive special education directly, attributes for each school curriculum, which does not guarantee that it will be observed with the due attention and importance. Debate is essential as the BNCC has a normative character and has the prospect of guaranteeing education equal to all. Some of the results of this study show the difficulties and challenges faced by teachers to enable teaching and learning meaningful for your students, even when teaching remotely. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Remote learning | pt_BR |
dc.title | Educaçâo especial no município de Quaraí, RS: a realidade de duas escolas diante da Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Larissa Lima Nascimento | - |
dc.contributor.referee2 | Duarte, Marcelo de Andrade | - |
dc.contributor.referee3 | Soares, Lucas Gonçalves | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo propõe-se debater sobre o atual cenário escolar em tempos de pandemia do COVID 19, particularmente no que diz respeito à inclusão escolar dos alunos com deficiência no contexto de aulas remotas, no município de Quaraí/RS. Como metodologia foi aplicado um questionário para duas professoras de educação especial do município citado, sendo uma de escola regular e outra de escola de atendimento exclusivo a alunos com necessidades educacionais especiais, a fim de compreender os desafios e as possibilidades dentro do contexto do ensino remoto. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Menezes (2001); Camargo (2017); Moreira e Silva (2002) entre outros, trazendo também os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular relacionados à Educação Especial no contexto Inclusão Escolar. Posteriormente, conceituar que o conteúdo do PCN traz maiores contribuições ao docente do que a BNCC, que fora de não tratar da educação especial inclusiva diretamente, atribui para cada currículo escolar, o que não garante que esta seja observada com a devida atenção e importância devida. Faz-se imprescindível o debate visto que a BNCC possui caráter normativo e tem perspectivas de garantir uma educação igualitária a todos. Alguns dos resultados deste estudo mostram as dificuldades e desafios enfrentados pelas professoras para possibilitar um ensino aprendizagem significativo para seus alunos, mesmo estando em ensino remoto. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
SANDRA SIMONE SOARES.pdf | Sandra Simone Soares 2021 | 1.07 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???