???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9130
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.creator | Tolbe , Roselaine de Quadros | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T20:04:00Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09 | - |
dc.date.available | 2024-04-09T20:04:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.identifier.citation | TOLBE, Roselaine de Quadros. Autismo: principais desafios das aulas de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. 26 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9130 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | pt_BR |
dc.title | Autismo: principais desafios das aulas de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Lisiane Inchauspe de | - |
dc.contributor.referee3 | Hammes, Lucio Jorge | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo pretende analisar os desafios enfrentados pelos professores de português com estudantes autistas nos anos finais do ensino fundamental, apresentar a lei 12.764/2012, definir e caracterizar o autismo, expor as políticas públicas referentes ao autismo, vigentes no território brasileiro e analisar quais são os desafios que o autista enfrenta nas aulas de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental em escolas brasileiras. Para tanto, realizaram-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e qualitativo, e uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário a um professor de língua portuguesa que atua em uma escola de rede municipal na cidade de Esteio, nos anos finais do ensino fundamental. Para compreender o problema, desenvolveu-se uma pesquisa sobre o autismo, abrangendo as causas, características, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento, leis e documentos oficiais da educação brasileiros. Os resultados apontam que há poucos estudos nessa área e o professor de português no nível escolar mencionado possui muitos desafios para lidar com estudantes autistas. Diante disso, para a aprendizagem ocorra, o autista necessita de muitos estímulos, principalmente visuais para despertar o seu interesse. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | This study aims to analyze the challenges faced by Portuguese teachers with autistic students in the final years of elementary school, introduce the law 12.764/2012, define and characterize autism, expose the public policies regarding autism in force in the Brazilian territory and analyze which these are the challenges that the autistic person faces in Portuguese language classes in the final years of elementary school in Brazilian schools. For that, a bibliographical research, of an exploratory and qualitative character, and a field research with the application of a questionnaire to a Portuguese language teacher who works in a municipal school in the city of Esteio, in the final years of the elementary School. To understand the problem, a research on autism was developed, covering the causes, characteristics, symptoms, diagnosis, treatment, laws and official documents of Brazilian education. The results show that there are few studies in this area and the Portuguese teacher at the school level mentioned has many challenges to deal with autistic students. Therefore, for learning to occur, the autistic person needs many stimuli, mainly visual, to arouse their interest. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
ROSELAINE DE QUADROS TOLBE.pdf | Roselaine de Quadros Tolbe 2021 | 617.74 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???