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dc.contributor.advisor1Dávila, Alessandra Goulart-
dc.creatorGarcia, Rosângela Pinheiro-
dc.date.accessioned2024-04-09T20:01:40Z-
dc.date.available2024-04-08-
dc.date.available2024-04-09T20:01:40Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationGARCIA, Rosângela Pinheiro. O uso de ferramentas de tecnologia nas aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental, antes e durante a pandemia de covid-19. 35 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9125-
dc.description.abstractThe present paper is about the value of using digital tools in Portuguese Language classes of the 9th grade of the elementary school, and seeks to discuss its use by a portion of the teachers before and after the Covid-19 pandemic. Based on authors such as Simone Aranha (2011 and 2018), Evanildo Bechara (2006), and Vani Kenski (2012), among others, it presents discussions about the teachers’ perceptions of the benefits of the technology as a pedagogical resource. It is understood that, from the analysis of the context about the technological insertion in Portuguese language classes, that it is necessary so the student feels invited to be the main character of its knowledge, bringing a little of its day-to-day to school, based on News and its digital references. Such contribution, nonetheless, it’s based on this research, that makes a bibliographic review about the theme and points out the need for a more accurate view of the educators, as a way of expanding the offer of íncetive so they feel open to the proposition of digital inclusion in Portuguese language classes. The paper also presents a case study, with a quantitative approach, pursuing to point out the relation between pedagogical activities of the 9th grade teachers and the use of digital technologies as a pedagogical resource. The study concluded that expanding the 9th grade Portuguese language teachers' access to technology and the students' access to digital knowledge, such as the creation of public politics directed to the technological expansion of schools can help so there is a real integration of the digital world inside the academic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectLearnigpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleO uso de ferramentas de tecnologia nas aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental, antes e durante a pandemia de covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Dávila, Alessandra Goulart-
dc.contributor.referee2Kercher, Daniela-
dc.contributor.referee3Lima, Carla-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância do uso de ferramentas digitais nas aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, e busca discutir sua utilização por parte dos professores antes e durante a Pandemia de Covid-19. Embasado em autores como Simone Aranha (2011 e 2018), Evanildo Bechara (2006) e Vani Kenski (2012), entre outros, apresenta-se discussões acerca das percepções dos docentes quanto aos benefícios ou não da tecnologia como recurso pedagógico. Entende-se, a partir da análise de contexto sobre a inserção tecnológica nas aulas de Língua Portuguesa, que esta se faz necessária para que o aluno se sinta convidado a ser protagonista de seu próprio conhecimento, trazendo para a escola um pouco do seu dia a dia, baseado em atualidades e suas referências digitais. Tal contribuição, no entanto, é pautada nesta pesquisa, que faz uma revisão bibliográfica sobre o tema e pontua, também, a necessidade de um olhar mais apurado para os educadores, como forma de ampliar a oferta de estímulos para que se sintam receptivos à proposta de inclusão digital nas aulas de Língua Portuguesa. O trabalho apresenta também um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, buscando apontar a relação entre as atividades pedagógicas dos professores do 9º ano e o uso de tecnologias digitais como recurso pedagógico. O estudo concluiu que ampliar o acesso tecnológico dos profissionais de Língua Portuguesa do 9º ano e dos estudantes ao conhecimento digital, bem como a criação de políticas públicas direcionadas à ampliação tecnológica das escolas pode cooperar para que haja integração real do mundo digital dentro da educação escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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