???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9077
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Alan Ricardo | - |
dc.creator | Almeida , Nelci Helena Pasini de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T17:51:04Z | - |
dc.date.available | 2024-03-15 | - |
dc.date.available | 2024-03-15T17:51:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Nelci Helena Pasini de. Formação de leitores e diagnóstico de hábitos de leitura na escola pública. 20 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9077 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Psicolinguística | pt_BR |
dc.subject | Leer | pt_BR |
dc.subject | Formación de lectores | pt_BR |
dc.subject | Escuela pública | pt_BR |
dc.subject | La Lingüística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Psicolingüística | pt_BR |
dc.title | Formação de leitores e diagnóstico de hábitos de leitura na escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Carvalho, Kadine Saraiva de | - |
dc.contributor.referee1 | Costa, Alan Ricardo | - |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Kadine Saraiva de | - |
dc.contributor.referee3 | Townsend, Sabrine Amaral Martins | - |
dc.contributor.referee4 | Córdoba, Alexander Severo | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino da leitura já configurava um notório desafio na educação brasileira antes da pandemia de COVID-19. Com a implementação urgente forçosa do Ensino Remoto Emergencial (ERE), talvez esse desafio tenha se ampliado e complexificado. Assim, o objetivo geral do presente artigo é diagnosticar os hábitos de leitura e a formação de leitores em uma turma de quinto ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos do trabalho são: (1) debater sobre a importância da leitura e da formação de novos leitores na Educação Básica, sobretudo em tempos de pandemia; (2) analisar as características de um grupo de jovens leitores em formação de uma turma de quinto ano de uma escola pública do RS; (3) propor reflexões e atividades didáticas de ensino de leitura com base no diagnóstico desenvolvido. A metodologia deste trabalho, de caráter quali-quantitativo, desenvolvido com o suporte teórico de pesquisas em Linguística Aplicada (LA) e Psicolinguística, consiste no levantamento e na análise dos hábitos de leitura dos alunos em tempos de pandemia, pois, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, urge questionar: quais os impactos do ERE na prática de leitura? Como contribuir para a formação efetiva de leitores em tempos pandêmicos? O estudo foi realizado a partir da aplicação de questionários aos sujeitos de pesquisa (14 estudantes) em novembro de 2021. Os resultados indicam os gostos e as principais tendências de leitura entre os aprendizes, e dão indícios de caminhos a serem seguidos para o ensino da leitura no período pós-pandemia. Conclui-se que, quando a escola oferece suporte para seus alunos, a leitura é mais eficaz no sentido de cumprir seu objetivo maior: ampliar visões de mundo e garantir a formação de cidadãos críticos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | : Enseñar a leer ya era un desafío notorio en la educación brasileña antes de la pandemia de COVID-19. Con la urgente implantación de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE), quizás este reto se haya incrementado y complejizado. Así, el objetivo general de este artículo es diagnosticar los hábitos de lectura y la formación de lectores en una clase de quinto año de una escuela pública del interior de Rio Grande do Sul. Los objetivos específicos del trabajo son: (1) debatir la importancia de la lectura y la formación de nuevos lectores en la Educación Básica, especialmente en tiempos de pandemia; (2) analizar las características de un grupo de jóvenes lectores en la formación de una clase de quinto año de una escuela pública de RS; (3) proponer reflexiones y actividades didácticas para la enseñanza de la lectura a partir del diagnóstico elaborado. La metodología de este trabajo, de carácter cualitativo cuantitativo, desarrollado con el apoyo teórico de investigaciones en Lingüística Aplicada (LA) y Psicolingüística, consiste en el levantamiento y análisis de los hábitos lectores de los estudiantes en tiempos de pandemia, pues, en los primeros años de la Enseñanza Fundamental, es urgente cuestionarse: ¿cuáles son los impactos de la ERE en la práctica lectora? ¿Cómo contribuir a la formación efectiva de lectores en tiempos de pandemia? El estudio se realizó a partir de la aplicación de cuestionarios a los sujetos de la investigación (14 estudiantes) en noviembre de 2021. Los resultados indican los gustos y principales tendencias lectoras entre los educandos, y dan indicaciones de caminos a seguir para la enseñanza de la lectura en el periodo post pandemia. Se concluye que, cuando la escuela ofrece apoyo a sus estudiantes, la lectura es más efectiva en el sentido de cumplir con su principal objetivo: ampliar cosmovisiones y garantizar la formación de ciudadanos críticos. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
NELCI HELENA PASINI DE ALMEIDA.pdf | Nelci Helena Pasini de Almeida 2022 | 553.08 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???