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dc.contributor.advisor1 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.creator | Kayser, Aristéia Mariane | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T19:22:04Z | - |
dc.date.available | 2024-03-13 | - |
dc.date.available | 2024-03-13T19:22:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | KAYSER, Aristéia Mariane. No mato sem cachorro, xiru das falas quer ser gente: análise de uma sequência didática. 42 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9074 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Sequência de la enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Lengua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Prejuicio lingüístico | pt_BR |
dc.subject | Escuela secundaria | pt_BR |
dc.title | No mato sem cachorro, xiru das falas quer ser gente: análise de uma sequência didática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.contributor.referee2 | Camillo, Leila Bom | - |
dc.contributor.referee3 | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa relatar uma sequência didática (SD) aplicada no 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Cruz do Sul/RS, no período de 18 de outubro de 2023 a 01 de novembro de 2023, para que desenvolvessem competências específicas e habilidades na leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica, conforme orientações da BNCCEM (Brasil, 2018). Também objetiva analisar a sua aplicação no sentido de verificar a pergunta norteadora: será que, ao trabalharmos o poema “No mato sem cachorro, xiru das falas quer ser gente”, de autoria desta pesquisadora, conseguiremos identificar o preconceito linguístico desses estudantes do Ensino Médio? Assumindo a concepção de linguagem como interação social, em uma perspectiva mais discursiva, a metodologia de pesquisa adotada foi a realização de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, consultando a área de Linguagem e suas Tecnologias - Língua Portuguesa em BNCCEM (Brasil, 2018), as obras de Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Bagno (2007) e Alkmin (2001), Camacho (2003), Tarallo (2007), Antunes (2003), Marchushi (2007) para tratarmos acerca das variedades linguísticas e do preconceito linguístico e a obra de Schneuwly e Dolz (2004) para definirmos SD. Posteriormente, analisamos essa SD com critérios específicos. As etapas da SD foram: 1ª etapa - Pré-leitura; 2ª etapa - Leitura; 3ª etapa - Análise linguística (verbo); 4ª etapa - Variação linguística; 5ª etapa - Estrutura do poema e pós-leitura; e 6ª etapa - Produção textual e socialização. Ao analisarmos a SD, especificamente com o poema regionalista gaúcho, a partir dos critérios estabelecidos para responder a pergunta norteadora, não evidenciamos o preconceito linguístico em sala de aula, pelo fato desses estudantes já terem apropriação do vocabulário sul-rio-grandense, de já estarem inseridos na cultura gaúcha. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | El presente trabajo tiene como objetivo relatar una secuencia didáctica (SD) aplicada en el 2º año de secundaria en una escuela pública de Santa Cruz do Sul/RS, del 18 de octubre de 2023 al 1 de noviembre de 2023, para que puedan desarrollar habilidades específicas y habilidades en lectura, producción de textos, habla y análisis lingüístico/semiótico, según directrices del BNCCEM (Brasil, 2018). Se pretende también analizar su aplicación para verificar la pregunta orientadora: ¿será que, cuando trabajemos en el poema “No mato sem dog xiru das falas quer ser gente”, escrito por este investigador, podremos identificar ¿El prejuicio lingüístico de estos estudiantes de secundaria? Asumiendo la concepción del lenguaje como interacción social, en una perspectiva más discursiva, la metodología de investigación adoptada fue realizar una investigación bibliográfica, de carácter cualitativo, consultando el área de Lengua y sus Tecnologías - Lengua Portuguesa del BNCCEM (Brasil, 2018), los trabajos de Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Bagno (2007) y Alkmin (2001), Camacho (2003), Tarallo (2007), Antunes (2003), Marchushi (2007) para discutir variedades lingüísticas y prejuicio y el trabajo de Schneuwly y Dolz (2004) para definir SD. Posteriormente analizamos este DS con criterios específicos. Las etapas del SD fueron: 1.ª etapa - Prelectura; 2da etapa - Lectura; 3ra etapa - Análisis lingüístico (verbo); 4ta etapa - Variación lingüística; 5ª etapa - Estructura del poema y postlectura; y 6ª etapa - Producción y socialización de textos. Cuando analizamos SD, específicamente con el poema regionalista de Rio Grande do Sul, a partir de los criterios establecidos para responder a la pregunta orientadora, no destacamos prejuicios lingüísticos en el aula, debido a que estos estudiantes ya adquirieron el vocabulario de Rio Grande do Sul, ya sea parte de la cultura Gaucha. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
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ARISTÉIA MARIANE KAYSER.pdf | Aristéia Mariane Kayser 2023 | 504.79 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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