???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9054
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Acosta, Vanessa David | - |
dc.creator | Souza, Melani de Lurdes Dagnese de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T18:49:21Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08 | - |
dc.date.available | 2024-03-08T18:49:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Melani de Lurdes Dagnese de. Aulas de língua portuguesa: a importância dos gêneros discursivos na aprendizagem da leitura e escrita. 31 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9054 | - |
dc.description.abstract | Reading and writing are essential and inseparable actions. Reading collaborates the enhancement of write, because, when writing, the prior information acquired through reading contributes to the production of a good text. Thinking about it, it becomes relevant to know teaching strategies that help students to develop these skills. This work has as general objective to present an analysis of the use of discursive genres in the practices of encouraging reading and writing development in Portuguese Language classes, in the final years of elementary school. Some of the main theorists who supported this study were Antunes (2002); Andrade (2016); Barbosa and Rovai (2012) Dorneles (2012); Fiorin (2020); Gonçalves (2013); Koch and Elias (2014, 2015) Sarmento (2013); Silva et. al. (2020); Souza (2016). The methodology adopted was that of qualitative research. In addition to the bibliographical investigation, the study included a questionnaire, applied to Portuguese Language teachers from state and municipal public schools, in the city of Sapucaia do Sul in the Rio Grande do Sul. The research results showed that discursive genres are essential tools for teaching content in the classroom, in language teaching, oral and written, also in grammar teaching. Therefore, Portuguese language classes are fundamental in the processes of reading and writing acquisition and play a significant role in the student’s teaching-learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Aulas de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Discursive genres | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language classes | pt_BR |
dc.title | Aulas de língua portuguesa: a importância dos gêneros discursivos na aprendizagem da leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Acosta, Vanessa David | - |
dc.contributor.referee2 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Verônica Rodrigues de | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Ler e escrever são ações indissociáveis e importantes para o desenvolvimento cognitivo humano. A leitura colabora com o aprimoramento da escrita, pois, ao escrever, as informações prévias adquiridas através da leitura contribuem para a produção de um bom texto. Pensando nisso, torna-se relevante conhecer estratégias de ensino que auxiliem os estudantes a desenvolver essas habilidades. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma análise acerca do emprego de gêneros discursivos nas práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento da escrita nas aulas de Língua Portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental. Alguns dos principais teóricos que fundamentaram este estudo foram Antunes (2002); Andrade (2016); Barbosa e Rovai (2012) Dorneles (2012); Fiorin (2020); Gonçalves (2013); Koch e Elias (2014, 2015) Sarmento (2013); Silva et.al. (2020); Souza (2016). A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa. Além da investigação bibliográfica, o estudo contou com um questionário, aplicado a professores/as de Língua Portuguesa de escolas públicas estaduais e municipais, da cidade de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa apontaram que os gêneros discursivos são ferramentas importantes para o ensino de conteúdo em sala de aula, tanto no ensino das línguas, oral e escrita, quanto no ensino da gramática. Portanto, as aulas de Língua Portuguesa são fundamentais nos processos de aquisição da leitura e da escrita e assumem papel importante no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
MELANI DE LURDES DAGNESE DE SOUZA.pdf | Melani de Lurdes Dagnese de Souza 2021 | 276.24 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???