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dc.contributor.advisor1Domingues Júnior, Julio Saraçol-
dc.creatorMendes, Douglas Aquino Teixeira-
dc.date.accessioned2024-03-06T18:35:53Z-
dc.date.available2024-03-05-
dc.date.available2024-03-06T18:35:53Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationMENDES, Douglas Aquino Teixeira. Physio Games: Ambiente de integração de jogos sérios parareabilitação fí sica de amputados. 122p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9039-
dc.description.abstractPhysical therapy, dedicated to diagnosing, preventing, and treating diseases and injuries through physical methods, alleviates discomfort and facilitates patients’ gradual return to routines. For amputees, physical therapy sessions are often challenging and less motivating. This work proposes an environment for the physical rehabilitation of amputees using a serious game developed in Godot. The solution, named Physio Games, includes a sensor node with a gyroscope module and a web application. Based on the Tennis Game Physio prototype, Physio Games aims to collect objective patient data to make assessments less subjective, contributing to more effective rehabilitation outcomes. The system features a new sensor node architecture, modifications to the software environment, segregation between the simulation environment and data visualization, a database, an authentication system, and a new game. The development spanned various stages, from the theoretical framework survey to the prototyping phase and test application. The results indicate that the system is of interest to physiotherapists and establish a solid foundation for the next stages of the project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas Embarcadospt_BR
dc.subjectJogos Sériospt_BR
dc.subjectSistema de Apoiopt_BR
dc.subjectReabilitação Físicapt_BR
dc.subjectEmbedded Systemspt_BR
dc.subjectSerious Gamept_BR
dc.subjectSupport Systempt_BR
dc.subjectPhysical Rehabilitationpt_BR
dc.titlePhysio Games: Ambiente de integração de jogos sérios para reabilitação física de amputadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amaral, Érico Marcelo Hoff do-
dc.contributor.referee1Domingues Júnior, Julio Saraçol-
dc.contributor.referee2Nunes, Gerson Alberto Leiria-
dc.contributor.referee3Pinho, Leonardo Bidese de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA fisioterapia, dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e lesões por métodos físicos, busca aliviar desconfortos e facilitar o retorno gradual dos pacientes à rotina. Para amputados, as sessões de fisioterapia muitas vezes são desafiadoras e pouco motivadoras. Este trabalho propõe um ambiente para a reabilitação física de amputados, utilizando um jogo sério desenvolvido em Godot. A solução, chamada Physio Games, inclui um nó sensor com um módulo giroscópio e uma aplicação web. Baseado no protótipo Tennis Game Physio, o Physio Games visa coletar dados objetivos do paciente para tornar as avaliações menos subjetivas, contribuindo para resultados mais eficazes nas sessões de reabilitação. O sistema apresenta uma nova arquitetura de nó sensor, modificações no ambiente de software, segregação entre o ambiente de simulação e a visualização de dados, uma base de dados, sistema de autenticação e um novo jogo. O desenvolvimento percorreu diversas etapas, desde o levantamento do referencial teórico até a fase de prototipação e aplicação de testes. Os resultados indicam que o sistema é de interesse dos fisioterapeutas e, estabelece uma base sólida para as próximas etapas do projeto.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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