Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baccin, Alciane Nolibos-
dc.creatorPaz, Nathielly de Cássia Gavião-
dc.date.accessioned2024-03-04T19:29:39Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-04T19:29:39Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationPAZ, Nathielly de Cássia Gavião. Narrativa telejornalística: uma análise da cobertura do programa Brasil Urgente sobre o caso Lázaro Barbosa. 2023. 83 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9030-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze journalistic production on the program "Brasil Urgente" regarding the Lázaro Barbosa case, understanding how the show constructs the narrative of the event through the presenter's narration. The research question guiding our study seeks to uncover how the "Brasil Urgente" program constructs the narrative of the event based on the Lázaro Barbosa case. To achieve this, we analyzed three episodes (June 14, 17, and 28, 2021) of the "Brasil Urgente" program on Band, which gave full coverage to the case. We employed the Pragmatic Narrative Analysis methodology (MOTTA, 2005) and drew on studies related to death as a journalistic event, crime journalism, television journalism, sensationalist journalism, and journalistic ethics. Among the results, we highlight that the program utilizes the creation of narratives that appeal to emotions and seek to shock the audience in order to attract higher viewership.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectInvestigação criminalpt_BR
dc.subjectPolíciaspt_BR
dc.subjectÉtica jornalísticapt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectSensacionalismo no jornalismopt_BR
dc.subjectBarbosa, Lázaro (Crime)pt_BR
dc.subjectBrasil Urgente (Programa de televisão)pt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectCriminal investigationpt_BR
dc.titleNarrativa telejornalística: uma análise da cobertura do programa Brasil Urgente sobre o caso Lázaro Barbosapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2995955500549623pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112297707028956pt_BR
dc.contributor.referee1Klein, Eloísa Joseane da Cunha-
dc.contributor.referee2Thier, Roberta Roos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4478473359082044pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar a produção jornalística no Brasil Urgente sobre o caso Lázaro Barbosa, compreendendo como o programa constrói a narrativa do acontecimento, a partir da narração do apresentador. A questão que norteia nossa pesquisa pretende descobrir como o programa Brasil Urgente constrói a narrativa do acontecimento a partir do caso Lázaro Barbosa. Para isso, analisamos três episódios (dias 14, 17 e 28 de junho de 2021) do Programa Brasil Urgente, da Band, que deram total destaque ao caso, utilizando como perspectiva metodológica a Análise Pragmática da Narrativa (MOTTA, 2005), bem como nos baseamos nos estudos sobre a morte como acontecimento jornalístico, o jornalismo policial, o telejornalismo, o jornalismo sensacionalista e a ética jornalística. Entre os resultados destacamos que o programa se utiliza da criação de narrativas que apelam para o emocional e buscam chocar o público a fim de atrair maior audiência.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathielly de Cássia Gavião Paz 2023.pdf23.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.