Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rosana Cavalcanti Maia-
dc.creatorGoes, Katyany Silveira-
dc.date.accessioned2024-03-04T19:29:01Z-
dc.date.available2023-03-04-
dc.date.available2024-03-04T19:29:01Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationGOES, Katyany Silveira .Física e Neurociência: uma proposta de oficina interdisciplinar no Ensino Médio. 103 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9029-
dc.description.abstractCognitive Neuroscience is an interdisciplinary area that combines Neuroscience, Psychology and other disciplines to investigate the cognitive processes of the brain. Physics plays an important role in understanding the synapse, which is the point of communication between neurons. The synapse involves the conversion of electrical signals into chemical signals and vice-versa, and this interaction is governed by physical laws such as Ohm's law and Coulomb's law. The interdisciplinarity between Physics and Neuroscience is essential to understand cognitive processes and the underlying neuronal mechanisms. In this context, the question arises of how to relate the teaching of electricity with Neuroscience in High School. Thus, the general objective of this project was to understand how an interdisciplinary workshop between Physics and Neuroscience could help in the teaching and learning of physical concepts in high school. In this context, the research adopted a qualitative approach of the exploratory case study type, which sought to understand the experiences, perceptions and meanings of the students involved in the implementation of the workshop "How do Neurons talk to each other? The Physics behind the Synapse". Various data sources were used, such as questionnaires, observations, audiovisual recordings and pre- and post-workshop assessments. The workshop's teaching methodology included teaching resources, experiments, videos, slide presentations and group discussions to promote interaction and understanding of concepts. The results of the analysis indicate that the workshop was a positive experience and that the students learned a lot from it. Evidence of significant learning obtained through student responses indicates that they were able to understand the basic concepts covered in the workshop. Furthermore, the workshop contributed to a better understanding of the interdisciplinarity between Neuroscience and Physics, as well as to the improvement of educational practices, aligning with the objectives of the BNCC and promoting education based on scientific evidence and aimed at the integral development of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.titleFísica e Neurociência: uma proposta de oficina interdisciplinar no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Anthony Renan Brum-
dc.contributor.referee1Santos, Rosana Cavalcanti Maia-
dc.contributor.referee2Dias, Lisete Funari-
dc.contributor.referee3Kimura, Rafael Kobata-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA Neurociência Cognitiva é uma área interdisciplinar que combina a Neurociência, a Psicologia e outras disciplinas para investigar os processos cognitivos do cérebro. A Física desempenha um papel importante na compreensão da sinapse, que é o ponto de comunicação entre os neurônios. A sinapse envolve a conversão de sinais elétricos em sinais químicos e vice-versa e essa interação é governada por leis físicas como a lei de Ohm e a lei de Coulomb. A interdisciplinaridade entre a Física e a Neurociência é essencial para compreender os processos cognitivos e os mecanismos neuronais subjacentes. Nesse contexto, surge a questão de como relacionar o ensino de Eletricidade com a Neurociência no Ensino Médio. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como uma oficina interdisciplinar entre a Física e a Neurociência poderia auxiliar no ensino e aprendizagem de conceitos físicos no Ensino Médio. Nesse contexto, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso exploratório, que buscou compreender as experiências, percepções e significados dos estudantes envolvidos na implementação da oficina "Como os Neurônios conversam entre si? A Física por trás da Sinapse". Foram utilizadas várias fontes de dados, como questionários, observações, registros audiovisuais e avaliações pré e pós-oficina. A metodologia de ensino da oficina incluiu recursos didáticos, experimentos, vídeos, apresentações em slides e discussões em grupo para promover a interação e a compreensão dos conceitos. Os resultados da análise indicam que a oficina foi uma experiência positiva e que os alunos aprenderam com ela. As evidências de aprendizagem significativa obtidas através das respostas dos alunos indicam que eles conseguiram compreender os conceitos básicos abordados na oficina. Além disso, a oficina contribuiu para uma melhor compreensão da interdisciplinaridade entre a Neurociência e a Física, bem como para o aprimoramento das práticas educacionais, alinhando-se aos objetivos da BNCC e promovendo uma educação embasada em evidências científicas e voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Katyany_Versao_final.pdf7.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.