???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moser, Denise Aparecida-
dc.creatorDebus, Mariane Larissa Lima-
dc.date.accessioned2024-03-01T18:36:37Z-
dc.date.available2024-03-01-
dc.date.available2024-03-01T18:36:37Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationDEBUS, Mariane Larissa Lima. A importância do estudo da gramática reflexiva: impacto no preconceito linguístico. 20 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9017-
dc.description.abstractIn this article, reflexive grammar is analyzed and it is tried to verify if it is sufficient to guarantee the use of the standard norm of the Portuguese language without linguistic prejudice in Brazil. From this perspective, the importance of reflexive grammar, the concepts of standard norm, cultured norm and linguistic variation are addressed as specific objectives of the article in question, and the impact of linguistic prejudice against linguistic varieties in the school environment is also discussed. , highlighting the process of communication and social interaction in reflective grammar. To this end, qualitative, descriptive research and bibliographic procedure were used, revisiting authors such as Antunes (2003), Bagno (2000, 2007), Bechara (2009), Cereja (2017), Infante (2003), Pasquale and Ulisses (2008), Perini (2002), Possenti (1996), Vygotsky (1989). After analyzing this bibliographical survey, we consider that reflexive grammar, which is centered on explicit instruction regarding the linguistic procedure, in texts, in semantic processes and in interaction, can encompass linguistic variations in Portuguese classes, by in itself is not enough to guarantee the use of the standard norm without linguistic prejudice. As there arestill several barriers to be overcome in this area. We emphasize that from the moment the student sees how significant the Portuguese classes are, through the use of reflective grammar, to facilitate their knowledge of the spoken and written language and to persevere in the search for the ability to ask questions and the ability to expose your thinking, your study becomes pleasant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramática reflexivapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectReflective grammarpt_BR
dc.subjectLinguistic prejudicept_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.titleA importância do estudo da gramática reflexiva: impacto no preconceito linguísticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee2Freitas, Santiago Bretanha-
dc.contributor.referee3Acosta, Vanessa David-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNo presente artigo, analisa-se a gramática reflexiva e procura-se verificar se esta é suficiente para garantir o uso da norma-padrão da língua portuguesa sem que haja preconceito linguístico no Brasil. Nessa ótica, aborda-se como objetivos específicos do artigo em questão a importância da gramática reflexiva, os conceitos de norma-padrão, norma culta e variação linguística, e discute-se também sobre o impacto do preconceito linguístico frente às variedades linguísticas no âmbito escolar, destacando-se o processo de comunicação e interação social na gramática reflexiva. Para tal, recorreu-se à pesquisa qualitativa, descritiva e ao procedimento bibliográfico, revisitando autores como Antunes (2003),Bagno (2000, 2007), Bechara (2009),Cereja (2017), Infante (2003), Pasquale e Ulisses (2008), Perini (2002), Possenti (1996), Vygotsky (1989). Após a análise desse levantamento bibliográfico, consideramos que a gramática reflexiva, a qual se apresenta centrada na instrução explícita no que tange ao procedimento linguístico, nos textos, nos processos semânticos e na interação, podendo abarcar nas aulas de português as variações linguísticas, por si só não é suficiente para garantir o uso da norma-padrão sem que haja preconceito linguístico. Porquanto ainda existem várias barreiras a serem transpostas nessa seara. Salientamos que a partir do momento em que o educando vislumbra o quanto são significativas as aulas de português, através do uso da gramática reflexiva, para facilitar seu conhecimento sobre a língua falada e escrita e perseverar na busca pela habilidade de realizar questionamentos e aptidão para expor seu pensamento, seu estudo se torna agradável.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MARIANE LARISSA LIMA DEBUS.pdfMariane Larissa Lima Debus 2021856.26 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???