???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9000
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.creatorRibeiro , Nazine de Moura Bittencourt-
dc.date.accessioned2024-02-27T17:13:43Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-02-27T17:13:43Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Nazine de Moura Bittencourt. Professores do século XXI: a pandemia e a exaustão profissional. 50 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9000-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectProfesorespt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.titleProfessores do século XXI: a Pandemia e a exaustão profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee2Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee3Hammes, Itamar Luís-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Refletixo é resultado de um estudo que teve como objetivo problematizar e conhecer a Síndrome de Burnout, suas causas e consequências, formas de prevenção e alternativas de combater esta síndrome. Para alcançar este objetivo, buscou-se conhecer a percepção dos docentes através de uma Intervenção Pedagógica realizada com professores dos anos iniciais da Rede pública estadual do município de Arroio Grande. A metodologia da intervenção se constituiu em encontros de estudo sobre o tema e a convivência, em que, além da abordagem teórica, buscou-se desenvolver a interação entre colegas, o reconhecimento de si mesmo e do outro, o que não fazemos no dia-a-dia escolar. Os encontros foram realizados em formato virtual, no início, devido à pandemia da COVID-19, divididos em dois momentos, com os seguintes temas: a) Síndrome de Burnout: conhecendo e entendendo; e b) resiliência e superação; A avaliação previu encontros síncronos, via Google Meet, tendo presente o questionário realizado no início da pesquisa (via WhatsApp), destacando mudanças de comportamentos e pensamentos após a realização dos encontros. Previu-se ainda, a construção de material de apoio aos professores sobre a Síndrome de Burnout, pois os mesmos encontravam-se no centro desse cenário escolar, e vivem momentos muito difíceis, sofrendo com a desvalorização de sua profissão, lutando para manter seus direitos e sua dignidade, a ética e a motivação, numa sociedade que não valoriza a Educação, não como prioridade, e sim como discurso eleitoreiro de quase todos os políticos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste estudio tiene como objetivo problematizar y conocer el Síndrome de Burnout, sus causas y consecuencias, formas de prevención y alternativas de combatir este síndrome. Para alcanzar este objetivo, busca conocer la percepción de los docentes a través de una intervención pedagógica realizada con profesores de años iniciales de la Red pública estadual del municipio de Arroio Grande. La metodología de la intervención se constituyó en encuentros de estudio sobre el tema y la convivencia, en que, además del abordaje teórico, se busca desarrollar la interacción entre colegas, el reconocimiento de sí mismo y del otro, lo que no hacemos en el día a día escolar. La propuesta es que los encuentros sean realizados en formato virtual, debido a la pandemia de la COVID-19, divididos en dos momentos, con los siguientes temas: Primero: Síndrome de Burnout: conociendo y entendiendo. Segundo: Resiliencia y superación. La evaluación prevé encuentros síncronos, a través de Google Meet, frente a la encuesta realizada al principio de la pesquisa (a través de WhatsApp), destacando los cambios de comportamiento y pensamientos después de la realización de la segunda reunión. Prevé, además, la construcción de material de apoyo a los profesores sobre el Síndrome de Burnout, pues los mismos se encuentran en el centro de ese escenario escolar, y viven momentos muy difíciles, sufriendo con la devaluación de su profesión, luchando para mantener sus derechos y su dignidad, la ética y la motivación, en una sociedad que no valora la Educación, no como prioridad, sino como discurso elector de casi todos los políticos.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
NAZINE DE MOURA BITTENCOURT RIBEIRO.pdfNazine de Moura Bittencourt Ribeiro 20231.5 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???