???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8995
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida-
dc.creatorSilva , Ricardo Pereira da-
dc.date.accessioned2024-02-27T17:10:26Z-
dc.date.available2024-02-21-
dc.date.available2024-02-27T17:10:26Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationSILVA, Ricardo Pereira da. Turismo pedagógico nas escolas da rede municipal de Jaguarão – RS: um desenho para atividades de leitura e escrita. 31 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8995-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJaguarão, RSpt_BR
dc.subjectTurismo Pedagógicopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectJaguarão, RSpt_BR
dc.subjectTurismo Pedagógicopt_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectEscriturapt_BR
dc.titleTurismo pedagógico nas escolas da rede municipal de Jaguarão – RS: um desenho para atividades de leitura e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Boéssio, Cristina Pureza Duarte-
dc.contributor.referee1Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida-
dc.contributor.referee2Boéssio, Cristina Pureza Duarte-
dc.contributor.referee3Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee4Ribeiro, Angela Mara Bento-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o tema Turismo Pedagógico nas Escolas da Rede Municipal da Cidade de Jaguarão-RS, com intuito de valorizar a história, o patrimônio e a vivência da comunidade local. O presente artigo tem como objetivo geral elaborar atividades didáticas sobre o turismo para valorizar o patrimônio jaguarense. Como objetivos específicos, destacam-se: (1) introduzir a temática sobre o turismo nas escolas municipais; (2) disponibilizar para as escolas municipais atividades didáticas de leitura e escrita sobre alguns pontos turísticos da cidade; (3) desenvolver a criticidade, a sensibilidade dos discentes a partir da leitura, escrita sobre a sua cidade. Para a concretização dos objetivos elencados, partiu-se do que entende sobre Turismo Pedagógico a partir de Lima (2014), para o desenho de atividades didáticas, nos baseou-se nos estudos de Freire e Freire de Sá (2013, 2018) e Antunes (2003). Em relação à metodologia empregada, houve um levantamento bibliográfico que possibilitou o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento, como história e geografia para buscar atender os objetivos iniciais deste trabalho. Por fim, o Turismo Pedagógico, através da Educação, pode-se construir, além de uma boa imagem turística, a conscientização dos futuros cidadãos jaguarenses, quanto à receptividade do turista, tornando-se bons anfitriões e quanto à preservação a conservação da sua história, da sua cultura e de seu patrimônio.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste trabajo aborda el tema Turismo Pedagógico en las Escuelas Municipales del Municipio de Jaguarão-RS, con el fin de valorar la historia, el patrimonio y la experiencia de la comunidad local. Este artículo tiene el objetivo general de elaborar acciones didácticas sobre turismo para valorar el patrimonio jaguarense. Como objetivos específicos se destacan: (1) introducir la temática sobre turismo en las escuelas municipales; (2) disponibilizar para las Escuelas actividades didácticas desarrollar actividades didácticas de lectura y escritura sobre algunos atractivos turísticos de la ciudad; (3) desarrollar la criticidad, la sensibilidad de los estudiantes a partir de la lectura, la escritura sobre su ciudad. Para lograr los objetivos enumerados, partimos de lo que entendemos por Turismo Pedagógico de Lima (2014) y para el diseño de las actividades didácticas nos basamos en los estudios de Freire y Freire de Sá (2013, 2018) y Antunes (2003). En relación a la metodología, se realizó un levantamiento bibliográfico que posibilitó el diálogo entre las diferentes áreas del conocimiento, como historia y geografía, para buscar cumplir con los objetivos iniciales de este trabajo. Por fin, el Turismo Pedagógico por medio de la Educación puede construir además de una buena imagen turística, la concientización de los ciudadanos jaguarenses en relación a la receptividad del turista, pasando a ser acogedores en relación a la preservación y la conservación de su historia, de su cultura y de su patrimonio.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RICARDO PEREIRA DA SILVA.pdfRicardo Pereira da Silva 20221.57 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???