Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8985
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Camargos, Moacir Lopes de-
dc.creatorFreitas, Fernanda de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:35:25Z-
dc.date.available2023-02-22-
dc.date.available2024-02-26T19:35:25Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationFREITAS, Fernanda de Oliveira.Diálogos com Alice no mundo dos letramentos : uma experiência de leitura / escritas com pré adolescentes em uma casa de acolhimento na cidade de Bagé / RS.56 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8985-
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze letters written by pre-adolescents to the characters in the book Alice in Wonderland (1865), written by Charles Lutwidge Dodgson under the pseudonym Lewis Carroll. The data for the qualitative research took place during the second half of 2022 and the first half of 2023, in a foster home for children and adolescents (0-18 years old) in Bagé/RS. For the reading work, consisting of three attendees aged 9, 12 and 13, four moments were selected for the development of the project: Visit 1 (Questions; presentation of the interlocutor and the work used); Visit two: (Reading of chapters 1, 2, 3, 4, and 5 and writing the first letter); Visit 3 (Response to the letters; Recap of visit two; Reading of chapters: 6, 7 and 8 and writing of letter 2); Visit 4 (Recap of chapters; Reading of chapters: 9, 10, 11 and 12; Final drawing and delivery of the books). In order to analyze the data, we used Bakhtin's (2000) reflections on discursive genres, Geraldi's (2004) conceptions of language and Bakhtin's (2000) views on signs, ideology and dialogism. These references guided the analysis of the data generated. The results showed that the participants are still in the process of learning to write and, although they did not know the compositional construction of the letter genre, they knew how to listen to the interlocutor and related their stories when answering her.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectDiscursive genrept_BR
dc.subjectListeningpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleDiálogos com Alice no mundo dos letramentos : uma experiência de leitura / escritas com pré adolescentes em uma casa de acolhimento na cidade de Bagé / RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Camargos, Moacir Lopes de-
dc.contributor.referee2Bosco, Débora Cortez-
dc.contributor.referee3Olanda, Ícaro Cesar Cainam da Cunha-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar cartas redigidas por pré-adolescentes para os personagens do livro As aventuras de Alice no país das maravilhas (1865), escrito por Charles Lutwidge Dodgson sob o pseudônimo de Lewis Carroll. A geração dos dados para pesquisa de caráter qualitativo ocorreu durante o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023, em uma casa de acolhimento para crianças e adolescentes dos (0-18 anos) em Bagé/RS. Para o trabalho de leitura, composta por três participantes de 9, 12 e 13 anos de idade, foram selecionados quatro momentos para desenvolvimento do projeto: Visita 1 (Perguntas; apresentação da interlocutora e da obra utilizada); Visita dois: (Leitura dos capítulos 1, 2, 3, 4, e 5 e escrita primeira carta); Visita 3 (Resposta das cartas; Recapitular a visita dois; Leitura dos capítulos: 6, 7 e 8 e escrita da carta 2); Visita 4 (Recapitular capítulos; Leitura dos capítulos: 9, 10, 11 e 12; Desenho final e entrega dos livros). Para análise dos dados tomou-se como referencial as reflexões sobre gêneros discursivos, sob a ótica de Bakhtin (2000), sobre as concepções de linguagens segundo Geraldi (2004) e sobre signo, ideologia, dialogia sob a visão de Bakhtin (2000). Estes referenciais guiaram a análise dos dados gerados. Os resultados mostraram que os participantes ainda estão em processo de aprendizagem da escrita e embora eles não conhecessem a construção composicional do gênero carta, souberam ouvir a interlocutora e relataram suas histórias ao respondê-la.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
controlador.php.pdf7.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.