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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Dornelles, Clara Zeni Camargo Dornelles-
dc.creatorGonçalves, Mariana Ferreira-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:27:55Z-
dc.date.available2023-02-20-
dc.date.available2024-02-26T19:27:55Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Mariana Ferreira. Todos os caminhos levam a Niterói : tempo e memória em Marcello Quintanilha. 43 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8973-
dc.description.abstractThis work investigates the graphic elements used to represent time and memory in the composition of Luzes de Niterói, a graphic novel written by Marcello Quintanilha. Therefore, we grounded our discussions on Scott McCloud, in Understanding Comics, and Will Eisner, in Comics and Sequential Art, as their reflections provide a perspective on the specificities of the constitution of a comic. Besides that, we aimed to comprehend the role of memory in the narrative and, to achieve this goal, we grounded our analysis on the works of Walter Benjamin and Henri Bergson on time, memory and narrative. Constructing a graphic novel narrative involves not only representing past events but adapting them to the language of comics and representing the process of reminiscence and its rhythm. In Luzes de Niterói, Quintanilha uses the characteristic elements of a comic and its fragmentary aspect to portray an action that is segmented by nature: reminiscing. The graphic novel demonstrates the possibilities of the gutter and the panel to represent time and memory. From the space between the panels, it is possible to contextualize the reminiscences presented and understand them as actual memories through the connection between the memories and the present event. The comic also uses different types of transition to indicate the passage of time. Furthermore, we understand that remembering brings meaning to our existence. Memory makes human narratives meaningful and enables us to pass on our experiences through orality and writing, which fosters our traditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectSarjetapt_BR
dc.subjectGraphic novelpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectTimept_BR
dc.subjectGutterpt_BR
dc.titleTodos os caminhos levam a Niterói : tempo e memória em Marcello Quintanilhapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.contributor.referee2Kelm, Miriam Denise-
dc.contributor.referee3Morais, Kátia Vieira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretendeu investigar os elementos gráficos empregados para representar o tempo e a memória na composição de Luzes de Niterói, romance gráfico escrito por Marcello Quintanilha. Assim sendo, as concepções de Scott McCloud, em Desvendando os Quadrinhos, e Will Eisner, em Quadrinhos e Arte Sequencial, propiciaram uma perspectiva sobre as especificidades da constituição de uma história em quadrinhos. Ademais, buscamos compreender o papel da memória na constituição da narrativa; para tanto, partimos dos conceitos de Walter Benjamin e Henri Bergson sobre tempo, memória e narrativa. Construir uma narrativa de cunho memorialístico, no contexto de uma graphic novel, implica em não somente representar acontecimentos passados, mas adaptá-los à linguagem dos quadrinhos e representar o processo da reminiscência e seu ritmo. Quintanilha, na obra analisada, utiliza dos elementos característicos das histórias em quadrinhos e seu aspecto fragmentário para retratar uma ação segmentada por natureza, o rememorar. Luzes de Niterói demonstra as possibilidades da sarjeta e da vinheta para representar o tempo e a memória. A partir do espaço existente entre quadros, conseguimos contextualizar as reminiscências apresentadas e compreendê-las como memórias de fato por meio da conexão entre as lembranças e o acontecimento presente. O romance gráfico também se utiliza de diferentes tipos de transição para indicar a passagem do tempo. Além do mais, compreendemos que rememorar traz sentido a nossa existência. A memória torna significante a narrativa humana e possibilita o compartilhamento de nossas experiências por meio da oralidade e escrita, as quais fomentam nossas tradições.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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