Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8947
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Baccin, Alciane Nolibos-
dc.creatorFerreira, Isis Teixeira de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-02-09T17:55:41Z-
dc.date.available2024-02-08-
dc.date.available2024-02-09T17:55:41Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationFERREIRA, Isis Teixeira de Carvalho. Tá dado: articulação e explicação de dados como facilitador na compreensão. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8947-
dc.description.abstractFrom the perspective of the democratization of information and media literacy, the present experimental project has the general objective of creating a page on Instagram to explain the use of data in journalism, contributing to a better understanding of this data by consumers of journalistic information. To achieve this objective, we start with the following question: how can an Instagram page be a space for literacy about the use of data in journalism and contribute to a better understanding of this data by information consumers? We resort to theoretical studies on the democratization of information and data, educommunication, literacy and media literacy, data and data journalism and digital social media. The methodological techniques used were exploratory and bibliographical research and the construction of the project, which we divided into three phases: pre-production, production and post-production. The result was the profile @ta_dado__, initially composed of five posts that contribute to the understanding of the use of data in journalism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectBanco de dados da Webpt_BR
dc.subjectDivulgação de informaçãopt_BR
dc.subjectInstagram (Firma)pt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectDatabasept_BR
dc.titleTá dado: articulação e explicação de dados como facilitador na compreensãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9737914224239736pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112297707028956pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Sara Alves-
dc.contributor.referee2Belochio, Vivian de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725235461282683pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA partir da perspectiva da democratização da informatização, e da literacia midiática, o presente projeto experimental tem como objetivo geral criar uma página no Instagram para explicar o uso de dados no jornalismo, contribuindo para a melhor compreensão desses dados pelos consumidores de informações jornalísticas. Para alcançarmos esse objetivo, partimos do seguinte questionamento: como uma página no Instagram pode ser um espaço de literacia sobre uso de dados no jornalismo e contribuir para a melhor compreensão desses dados pelos consumidores de informação? Recorremos aos estudos teóricos sobre democratização da informação e de dados, educomunicação, letramento e literacia midiática, jornalismo de dados e com dados e mídias sociais digitais. As técnicas metodológicas utilizadas foram a pesquisa exploratória e bibliográfica e a construção do projeto, que dividimos em três fases: préprodução, produção e pós-produção. O resultado foi o perfil @ta_dado__, composto inicialmente por cinco postagens que contribuem com a compreensão do uso de dados no jornalismo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
Aparece en las colecciones: Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Isis Teixeira de Carvalho Ferreira 2023.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.