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dc.contributor.advisor1 | Pérez, Cláudia Camerini Corrêa | - |
dc.creator | Rosa, Gabriela Reppetto da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T18:24:48Z | - |
dc.date.available | 2024-02-06T18:24:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Gabriela Reppetto da. Plano educacional individualizado e o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras Português EaD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8937 | - |
dc.description.abstract | The importance of the Individualized Educational Plan (IEP) in the inclusion of children with DS in the regular education system is evidenced in the present study, which had the general objective: to analyze the care guidelines for people with DS, focusing on the Individualized Educational Plan (IEP), based on a bibliographic and integrative review. The research addresses the care guidelines for people with Down Syndrome (DS), the need for inclusive education and the relevance of the PEI as a tool to promote equal opportunities and rights. The results highlight positive aspects, such as participation and learning by all students, mutual enrichment and stimulation of playfulness. However, challenges are also identified, such as the lack of adequate training for teachers, the scarcity of resources and physical structure, and the inconsistency between legal and practical aspects. To overcome these challenges, investments are needed in continuing education, changes in policies and ways of working, as well as future research that addresses effective strategies for organizing and implementing the IEP, especially for children with DS. This research contributes to knowledge about educational inclusion and highlights the importance of the PEI in promoting quality education for all students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Plano Educacional Individualizado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Down Syndrome | pt_BR |
dc.subject | Special Education | pt_BR |
dc.subject | Individualized Educational Plan | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Plano educacional individualizado e o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down | pt_BR |
dc.title.alternative | Individualized educational plan and the development of children with Down Syndrome | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2936010127267736 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6081469722279977 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.contributor.referee2 | Richter, Marcela Wanglon | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8847030722247192 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6468309464240697 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | A importância do Plano Educacional Individualizado (PEI) na inclusão de crianças com SD no sistema regular de ensino é evidenciada no presente estudo, que teve por objetivo geral: analisar as diretrizes de atenção à pessoa com SD, com foco no Plano Educacional Individualizado (PEI), a partir de uma revisão bibliográfica e integrativa. A pesquisa aborda as diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down (SD), a necessidade de educação inclusiva e a relevância do PEI como uma ferramenta para promover a igualdade de oportunidades e direitos. Os resultados destacam aspectos positivos, como a participação e aprendizagem de todos os estudantes, o enriquecimento mútuo e a estimulação da ludicidade. No entanto, também são identificados desafios, como a falta de formação adequada dos professores, a escassez de recursos e estrutura física, e a incoerência entre aspecto legal e prática. Para superar esses desafios, são necessários investimentos em formação continuada, mudanças nas políticas e formas de trabalho, além de pesquisas futuras que abordem estratégias efetivas de organização e implementação do PEI, especialmente para crianças com SD. A presente pesquisa contribui para o conhecimento sobre a inclusão educacional e destaca a importância do PEI na promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Santana do Livramento | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
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Gabriela Repetto da Rosa - 2023.pdf | 691.55 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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