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dc.contributor.advisor1Carvalho, Maurício Nunes Macedo de-
dc.creatorSilva, Brenda Longaray Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-02-01T17:22:12Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-01T17:22:12Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Brenda Longaray Rodrigues. Construção de um modelo de negócios para manufatura de lã com a ferramenta business model canvas. 2023. 59 f.:il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8924-
dc.description.abstractThis research will be conducted in the production and commercialization sector of wool, where Brazil produced eight million kilograms of sheep wool in the year 2017. Rio Grande do Sul stands out for having approximately three million sheep, and when examining the region of the Gaucha campaign, it is observed that it has more than 290 thousand heads. In this context, the research aims to propose a business model in the wool segment, using the Business Model Canvas tool. To achieve this objective, the research adopts a qualitative methodology, conducting an exploratory case study where data were collected through three semi-structured interviews. This study seeks to answer the following research question: what factors should be considered in the Business Modeling for the productive activity involving sheep wool? At the end of the research, it can be concluded that the development of this work contributed to proposing a new business plan for the wool sector in the region, providing an opportunity for a new product segment that utilizes local labor, fostering this market in the Southern Campaign region. As suggestions for future research, studies could be conducted focusing on research with rural workers in the wool production process, proposing more agile alternatives; developing studies focused on water waste and reuse in wool washing, as well as research for the development of new products that meet market demands using wool as a raw material for fertilizers, soil coverings, and thermal and acoustic insulation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLã de ovelhapt_BR
dc.subjectProdução de lãpt_BR
dc.subjectBusiness Model Canvaspt_BR
dc.subjectSheep woolpt_BR
dc.subjectWool productionpt_BR
dc.titleConstrução de um modelo de negócios para manufatura de lã com a ferramenta business model canvaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Maurício Nunes Macedo de-
dc.contributor.referee2Garbin, Fernanda Gobbi de Boer-
dc.contributor.referee3Silveira, Caio Marcello Recart da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no setor produtivo e de comercialização de lã onde o Brasil produziu oito milhões de quilogramas de lã de ovelha no ano de 2017. O Rio Grande do Sul se destaca por ter aproximadamente três milhões de cabeças de ovinos e, ao se verificar a região da campanha gaúcha, observa-se que essa tem mais de 290 mil cabeças. Neste contexto a pesquisa tem por objetivo principal propor um modelo de negócios no segmento da lã, utilizando a ferramenta Business Model Canvas. Para atingir este objetivo, a pesquisa adota como metodologia o caráter qualitativo, ao realizar um estudo de caso de natureza exploratória, onde foram coletados dados através de três entrevistas semiestruturadas. Este estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: quais as oportunidades e desafios identificados para a modelagem de novos negócios com a lã ovina? Ao final da pesquisa pôde-se concluir que o desenvolvimento do presente trabalho contribuiu para a proposta de um novo plano de negócios para o setor laneiro da região, dando oportunidade para um novo segmento de produtos que faz uso da mão de obra local, fomentando esse mercado na região da Campanha Meridional. Como sugestões de pesquisas futuras poderão ser realizados estudos que visem pesquisas com trabalhadores rurais do processo produtivo da lã, propondo alternativas mais ágeis; desenvolver estudos voltados ao desperdício e reaproveitamento da água nas lavagens das lãs, bem como, pesquisas para desenvolvimento de novos produtos que atendam as demandas do mercado com a utilização da lã como matéria-prima para adubos, coberturas de solo e isolamentos térmicos e acústicos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

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TCC Brenda Silva 2023.pdf950.84 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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