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dc.contributor.advisor1Bartz, Cátia Raquel Felden-
dc.creatorSalles, Ana Paula da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-26T17:36:53Z-
dc.date.available2024-01-26T17:36:53Z-
dc.date.issued2023-11-07-
dc.identifier.citationSALLES, Ana Paula da Silva. Gestão estratégica de pessoas: treinamento e capacitação de servidores. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8878-
dc.description.abstractStrategic people management plays a crucial role in public administration innovation. This academic summary addresses the topic of training and qualification of civil servants as an essential component to promote innovation in public administration. The general objective was limited to investigating the employees' perception of the relevance of training to generate innovation, the study was classified as qualitative, and the technique used to analyze the data collected was content analysis. Firstly, the GUT matrix was used to identify and classify the main demands on employee training. The results pointed to a demand for budgetary training, training of municipal health managers, people management, artificial intelligence courses to optimize time in bureaucratic processes, social and control, strategic planning and control and specialization in public management. Regarding the perception of municipal public managers about the importance of people management, there is an understanding that the role of public managers is to seek tools to develop employees. However, it is clear that there is currently no planning to qualify and train public servants. Finally, it is recommended that partnerships be formed with educational institutions, so that training can be offered in the scope of technical and human skills. The results of this study revealed that training and capacity building played a fundamental role in facilitating innovation in public administration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão estratégica de pessoaspt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectStrategic people managementpt_BR
dc.subjectPublic Administrationpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.titleGestão estratégica de pessoas: treinamento e capacitação de servidorespt_BR
dc.title.alternativeStrategic people management: training and qualification of employeespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rossi, Katiane-
dc.contributor.referee2Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120777834924443pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA gestão estratégica de pessoas desempenha um papel crucial na inovação da administração pública. Este resumo acadêmico aborda o tema do treinamento e capacitação de servidores como um componente essencial para promover a inovação na administração pública, como objetivo geral limitou-se a investigar sobre a percepção dos servidores sobre a relevância dos treinamentos para gerar inovação. O estudo classificou-se como qualitativo, e a técnica utilizada para analisar os dados coletados foi a análise de conteúdo. Primeiramente foi utilizada a matriz GUT, para identificar e classificar as principais demandas sobre capacitações dos servidores. Os resultados apontaram para uma demanda por Treinamentos orçamentários, Capacitação de Gestores Municipais de saúde, Gestão de pessoas, Cursos de inteligência artificial para otimizar o tempo em processos burocráticos, E social, Controle e planejamento Estratégico e Especialização em Gestão Pública. No que se refere a importância da gestão de pessoas, existe um entendimento que a função dos gestores públicos é buscar ferramentas para desenvolver os servidores. No entanto, percebe-se que não existe atualmente um planejamento para qualificar e capacitar os servidores públicos. Para finalizar, recomenda-se que sejam realizadas parceiras com instituições de ensino, para que sejam ofertadas capacitações no âmbito das competências técnicas e humanas. Os resultados deste estudo revelaram que o treinamento e a capacitação desempenharam um papel fundamental como facilitadores da inovação na administração pública.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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