Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santor, Fernando Silva-
dc.creatorCoelho, Kethelen Lopes-
dc.date.accessioned2024-01-24T19:53:50Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T19:53:50Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationCOELHO, Kethelen Lopes. Percepção cromática no contexto audiovisual: como daltônicos e acromatas percebem os filmes publicitários da Heinz e da Heineken. 2023. 83 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8861-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectComunicação de massa e publicidadept_BR
dc.subjectDaltonismopt_BR
dc.subjectPublicidadpt_BR
dc.subjectPersonas con discapacidad visualpt_BR
dc.titlePercepção cromática no contexto audiovisual: como daltônicos e acromatas percebem os filmes publicitários da Heinz e da Heinekenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170273879943225pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Denise Aristimunha de-
dc.contributor.referee2Thier, Roberta Roos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa investigar a percepção de cores nos anúncios publicitários da Heinz e da Heineken por Pessoas com Deficiência, especificamente portadores de Daltonismo e Acromatopsia, cujo principal elemento orientador são as cores. A pesquisa propõe uma análise e reflexão acerca da interação entre a influência cromática e a produção audiovisual publicitária por meio de entrevistas em profundidade. Com um viés qualitativo exploratório, a metodologia adotada baseia-se na teoria de Codificação/Decodificação de Stuart Hall (2003), concentrando-se na recepção como principal enfoque. Empregando técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade, foram realizadas entrevistas com sete indivíduos apresentando diferentes tipos de daltonismo ou acromatopsia. Na descrição dos materiais e na análise dos dados obtidos, destaca-se a aplicação de uma metodologia que busca compreender as experiências dos participantes, considerando sua decodificação individual com base na teoria de recepção de Stuart Hall, considerando as limitações, vivências e contexto cultural em que os mesmos se veem inseridos. Ademais, os capítulos teóricos têm por objetivo introduzir conceitos fundamentais para o embasamento deste estudo, contextualizando e organizando os conteúdos em etapas para facilitar a compreensão final das análises. Ao término da investigação, os resultados obtidos indicaram uma percepção insatisfatória por parte do público estudado. Pessoas afetadas por essas condições recorrem a recursos alternativos para compreender o contexto dos anúncios, resultando em uma decodificação inadequada. Essa situação se revela desfavorável tanto para os receptores, que enfrentam dificuldades na compreensão das mensagens, quanto para os emissores, cujas mensagens não são adequadamente decodificadas pelo público-alvo afetado por deficiências visuais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEl presente estudio tiene como objetivo investigar la percepción de los colores en los anuncios de Heinz y Heineken por parte de Personas con Discapacidad, específicamente personas con Daltonismo y Acromatopsia, cuyo principal elemento orientador son los colores. La investigación propone un análisis y reflexión sobre la interacción entre la influencia cromática y la producción publicitaria audiovisual a través de entrevistas en profundidad. Con un sesgo cualitativo exploratorio, la metodología adoptada se basa en la teoría de Codificación/Decodificación de Stuart Hall (2003), centrándose en la recepción como eje principal. Utilizando técnicas de investigación bibliográfica y entrevista en profundidad, se realizaron entrevistas a siete personas que presentaban diferentes tipos de daltonismo o acromatopsia. En la descripción de los materiales y el análisis de los datos obtenidos se destaca la aplicación de una metodología que busca comprender las experiencias de los participantes, considerando su decodificación individual basada en la teoría de la recepción de Stuart Hall, considerando las limitaciones, experiencias y contexto cultural en que estén insertados. Además, los capítulos teóricos pretenden introducir conceptos fundamentales para la base de este estudio, contextualizando y organizando los contenidos en etapas para facilitar la comprensión final de los análisis. Al final de la investigación, los resultados obtenidos indicaron una percepción insatisfactoria por parte del público estudiado. Las personas afectadas por estas condiciones recurren a recursos alternativos para comprender el contexto de los anuncios, lo que resulta en una decodificación deficiente. Esta situación es desfavorable tanto para los receptores, que tienen dificultades para comprender los mensajes, como para los emisores, cuyos mensajes no son decodificados adecuadamente por el público objetivo afectado por discapacidad visual.pt_BR
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kethelen Lopes Coelho 2023.pdf15.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.