???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8849
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pavan, Paula Daniele-
dc.creatorMachado, Dariane Flores-
dc.date.accessioned2024-01-19T17:55:55Z-
dc.date.available2024-01-19-
dc.date.available2024-01-19T17:55:55Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationMACHADO, Dariane Flores. A música Bzrp music sessions #53 e as possibilidades de identificação feminina. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8849-
dc.description.abstractThe song “BZRP Music Sessions #53”, by Shakira, was an international hit because its lyrics contain accounts of a marital break-up due to betrayal. Through her lyrics, the singer ended up generating a place of identification for ordinary women who have experienced betrayal, making them feel represented, so much so that many of them associated the song with female empowerment. In view of this, this research aims to understand what position women take in relation to the song “BZRP Music Sessions #53”. To answer this goal, we used the methodology of Discourse Analysis, articulated by Michel Pêcheux, based on the notion of subject-position to analyze clippings from the Facebook profile of Shakira's fan club in Brazil, selecting posts whose content was “BZRP Music Sessions #53”. By analyzing the clippings, we observe that there are three main ways of identifying with the song: there are those who fully identify with the lyrics, those who disagree with the singer's exposition, and those who find "new" meanings in the lyrics. We can see in this work how important communication through music is, as it reaches a large percentage of people in a short amount of time, and also has the power to bring representation to women who have experienced betrayal in their relationships.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectMulheres – Identidadept_BR
dc.subjectShakira, 1977-pt_BR
dc.subjectBZRP Music Sessions #53 (música)pt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.titleA música Bzrp music sessions #53 e as possibilidades de identificação femininapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0939022017179145pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9882497357887122pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carmen Regina Abreu-
dc.contributor.referee2Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA música BZRP Music Sessions #53, da cantora Shakira, foi um sucesso internacional por conter em sua letra relatos de uma separação conjugal em função de uma traição. Através de sua letra, a cantora acabou gerando um lugar de identificação para mulheres comuns que já passaram por uma traição, fazendo com que se sentissem representadas, tanto que muitas delas fizeram a associação da música com o empoderamento feminino. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo entender qual posicionamento as mulheres assumem em relação à música BZRP Music Sessions #53. Para respondermos este objetivo, utilizamos da metodologia da Análise do Discurso, articulada por Michel Pêcheux, tomando como base a noção de posição-sujeito para analisar recortes do perfil no Facebook do fã-clube da Shakira no Brasil, selecionando publicações que tinham como conteúdo a música BZRP Music Sessions #53. Observamos, ao analisar os recortes, que existem três principais formas de identificação com a música, por um lado sujeitos que têm total identificação com a letra, por outro os que discordam da exposição feita pela cantora, e ainda há os que encontram “novos” sentidos na letra. Notamos neste trabalho o quão importante é a comunicação através da música, pois ela atinge uma grande porcentagem de sujeitos em um curto espaço de tempo, como também tem o poder de trazer representatividade para mulheres que passaram pelo episódio de traição em seus relacionamentos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dariane Flores Machado 2023.pdf11.97 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???