???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8849
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pavan, Paula Daniele | - |
dc.creator | Machado, Dariane Flores | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T17:55:55Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19 | - |
dc.date.available | 2024-01-19T17:55:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Dariane Flores. A música Bzrp music sessions #53 e as possibilidades de identificação feminina. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8849 | - |
dc.description.abstract | The song “BZRP Music Sessions #53”, by Shakira, was an international hit because its lyrics contain accounts of a marital break-up due to betrayal. Through her lyrics, the singer ended up generating a place of identification for ordinary women who have experienced betrayal, making them feel represented, so much so that many of them associated the song with female empowerment. In view of this, this research aims to understand what position women take in relation to the song “BZRP Music Sessions #53”. To answer this goal, we used the methodology of Discourse Analysis, articulated by Michel Pêcheux, based on the notion of subject-position to analyze clippings from the Facebook profile of Shakira's fan club in Brazil, selecting posts whose content was “BZRP Music Sessions #53”. By analyzing the clippings, we observe that there are three main ways of identifying with the song: there are those who fully identify with the lyrics, those who disagree with the singer's exposition, and those who find "new" meanings in the lyrics. We can see in this work how important communication through music is, as it reaches a large percentage of people in a short amount of time, and also has the power to bring representation to women who have experienced betrayal in their relationships. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Mulheres – Identidade | pt_BR |
dc.subject | Shakira, 1977- | pt_BR |
dc.subject | BZRP Music Sessions #53 (música) | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Discourse Analysis | pt_BR |
dc.title | A música Bzrp music sessions #53 e as possibilidades de identificação feminina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0939022017179145 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9882497357887122 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Carmen Regina Abreu | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Marcela Guimarães e | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8326517019543257 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9993369005880937 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A música BZRP Music Sessions #53, da cantora Shakira, foi um sucesso internacional por conter em sua letra relatos de uma separação conjugal em função de uma traição. Através de sua letra, a cantora acabou gerando um lugar de identificação para mulheres comuns que já passaram por uma traição, fazendo com que se sentissem representadas, tanto que muitas delas fizeram a associação da música com o empoderamento feminino. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo entender qual posicionamento as mulheres assumem em relação à música BZRP Music Sessions #53. Para respondermos este objetivo, utilizamos da metodologia da Análise do Discurso, articulada por Michel Pêcheux, tomando como base a noção de posição-sujeito para analisar recortes do perfil no Facebook do fã-clube da Shakira no Brasil, selecionando publicações que tinham como conteúdo a música BZRP Music Sessions #53. Observamos, ao analisar os recortes, que existem três principais formas de identificação com a música, por um lado sujeitos que têm total identificação com a letra, por outro os que discordam da exposição feita pela cantora, e ainda há os que encontram “novos” sentidos na letra. Notamos neste trabalho o quão importante é a comunicação através da música, pois ela atinge uma grande porcentagem de sujeitos em um curto espaço de tempo, como também tem o poder de trazer representatividade para mulheres que passaram pelo episódio de traição em seus relacionamentos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Relações Públicas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Dariane Flores Machado 2023.pdf | 11.97 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???