???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8818
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Schepke, Claudio-
dc.creatorFava, Felipe Bedinotto-
dc.date.accessioned2024-01-12T17:18:05Z-
dc.date.available2024-01-11-
dc.date.available2024-01-12T17:18:05Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationFAVA, Felipe Bedinotto. Ferramenta para visualização do consumo de recursos de hardware para aplicações flutter. Orientador: Claudio Schepke. 2023. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pampa, Curso em Ciência da Computação, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8818-
dc.description.abstractThis Bachelor’s Thesis describes the development of a plugin that aims to help Flutter developers identify performance problems in their applications while developing them. It operates simply and directly through three key visualization aspects: frame rate rendered per second, number of Kilobytes being sent and received through the network, and amount of RAM in use and available. Based on this, the document describes what Flutter is and how it works, emphasizing the differences between packages and plugins in Flutter. Development environments for mobile, desktop, and web platforms are also covered, describing the programming languages for creating applications on each platform. The methodology for creating the plugin includes the description of each step taken during the development of the first version of the plugin, pointing out the obstacles encountered and the decisions made to solve the problems, as well as the successes and failures of the development. The results are presented in figures of two real applications and a test one, using the plugin to demonstrate how it works and how it integrates with the application that is using it. Finally, the document describes the conclusions of this work and possible future work. Key-words: Flutter. Android. Plugin. Network Monitor. FPS. Memory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectAndroid (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectGerenciamento de memória (Computação)pt_BR
dc.subjectFlutterpt_BR
dc.subjectMemory Management (Computer science)pt_BR
dc.titleFerramenta para visualização do consumo de recursos de hardware para aplicações flutterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o desenvolvimento de um plugin que visa auxiliar desenvolvedores Flutter a identificar problemas de desempenho em suas aplicações enquanto as desenvolvem, de uma forma simples e direta, por meio da visualização de três aspectos chaves: taxa de quadros que estão sendo renderizados por segundo, quantidade de Kilobytes sendo enviados e recebidos pela rede e quantidade de Random Access Memory (RAM) em uso e disponível. Com base nisso, o documento descreve o que é Flutter e como ele funciona, enfatizando as diferenças entre pacotes e plugins em Flutter. Também são abordados os ambientes de desenvolvimento para plataformas móveis, desktop e web, descrevendo algumas das linguagens de programação que geralmente são descritas para a criação de aplicações em cada uma das plataformas. Como metodologia da criação do plugin descreve-se cada etapa percorrida durante o desenvolvimento da primeira versão do mesmo, apontando os obstáculos encontrados e as decisões tomadas para buscar solucionar os problemas, bem como os sucessos e as falhas do desenvolvimento. Os resultados apresentados dão-se em formato de imagens de duas aplicações reais e uma de teste, utilizando o plugin para demonstrar como o mesmo funciona e como ele se integra com a aplicação que o está utilizando. Por fim são descritas as conclusões finais deste trabalho bem como os possíveis trabalhos futuros. Palavras-chave: Flutter. Android. Plugin. Monitor de Rede. FPS. Memória.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência da Computação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC - Felipe Bedinotto Fava - 2023.pdf7.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???