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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção dos profissionais da publicidade e propaganda sobre a capacitação para atuar em setor de marketing das empresas: uma pesquisa exploratória
Autor(es): Fiorini, Lucas Antonio
Primeiro Orientador: Santor, Fernando Silva
1° Membro da banca: Pereira, João Antônio Gomes
2° Membro da banca: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
Resumo: Esta pesquisa pretende avaliar a percepção dos profissionais de Publicidade e Propaganda com relação à formação recebida nos Cursos, a qual também pode capacitar para atuar em setores de marketing de empresas. Este trabalho norteia-se com a seguinte problemática: como os profissionais de Publicidade e Propaganda percebem a formação dos cursos na capacitação para as atividades dentro dos setores de marketing das empresas? Tem como objetivos: (I) levantar as funções atribuídas para estes profissionais; (II) Identificar como o curso de Publicidade e Propaganda proporciona o ingresso no mercado de trabalho; (III) Conhecer como são designadas as demandas para cada profissional; (IV) Descobrir como são estruturados os setores de marketing das empresas; (V) Identificar quais são as atividades desenvolvidas pelos publicitários. Para fins de recorte desta pesquisa foram entrevistados profissionais que estão atuando em setores de marketing de empresas situadas na Região Sul e que se formaram em diferentes Instituições de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul. Do ponto de vista da revisão bibliográfica, os principais temas que esta pesquisa aborda estão relacionados com o marketing, utilizando-se autores: como Lupetti (2011), Kotler e Keller (2012); para as atividades dentro dos setores de marketing das empresas, utilizaram-se textos dos autores: Heldt e Slongo (2017) e Andris, Sinha e Lorimer (2013); para os fluxos de comunicação, Torquato (2004); sobre o ensino da publicidade, as autoras Guedes e Malcher (2021) e Gomes (2002); as Diretrizes Curriculares Nacionais, que foram instituídas pelo Conselho Nacional de Educação (2004) e, sobre a graduação em Publicidade e Propaganda, Guedes e Malcher (2021) e Gomes (2002); já sobre as estruturas organizacionais internas e as atividades que os profissionais podem desempenhar dentro dos setores de marketing das empresas, Dantas (2015), Lupetti (2003), Heldt e Slongo (2017) e Martins (2010). Além da revisão bibliográfica, esse trabalho também fez uso da entrevista em profundidade. Foram entrevistados oito profissionais formados em diferentes Instituições de Ensino Superior, todos com Curso em Publicidade e Propaganda. As atividades que cada entrevistado desenvolve se relacionam com o grau de hierarquia dentro dos setores de marketing das empresas, visto que as atividades estratégicas e táticas estão ligadas aos cargos de liderança e as atividades de execução e operacionais estão voltadas para os cargos com menor grau na hierarquia do setor, sendo assim, estes profissionais se relacionam com os 4 Ps do mix de marketing, atuando desde a etapa de produção até o contato com o cliente final, onde os profissionais desenvolvem, por exemplo, campanhas de PDV. Essas atividades estão relacionadas a execuções táticas, estratégicas ou operacionais e podem estar voltadas para a prestação de serviço, por exemplo, onde as atividades estão voltadas mais para a comunicação ou, até mesmo, para a análise de dados e a tradução em números de como as ações que o setor de marketing está resultando. Conclui-se que para todos os casos os entrevistados consideram-se capacitados para atuar em setores de marketing das empresas.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo validar la percepción de los profesionales de la Publicidad en relación con la formación recibida en los Cursos, que les capacita también para trabajar en los sectores del marketing empresarial. Este trabajo tiene el siguiente problema: ¿cómo reciben los profesionales de la Publicidad cursos de capacitación para actividades dentro de los sectores de marketing de las empresas? Mis objetivos son (I) elevar las funciones asignadas a estos profesionales; (II) Identificar cómo la carrera de Publicidad proporciona ingresos en el mercado laboral; (III) Determinar cómo designar las demandas de cada profesional; (IV) Descubrir cómo se estructura el sector de marketing de las empresas; (V) Identificar qué actividades se realizan en publicidad. Para los fines de esta investigación, entrevistamos a profesionales que actúan en los sectores de marketing de empresas ubicadas en la Región Sur y formadas en diferentes Instituciones de Educación Superior del estado de Rio Grande do Sul. Desde el punto de vista de la revisión bibliográfica, la Los principales temas que aborda esta investigación están relacionados con el marketing utilizando autores como Lupetti (2011), Kotler y Keller (2012); Para las actividades dentro de dos sectores de marketing empresarial, se utilizaron textos de dos autores, Heldt y Slongo (2017) y Andris, Sinha y Lorimer (2013); para flujos de comunicación, Torquato (2004); la enseñanza de la publicidad, según los autores Guedes y Malcher (2021) y Gomes (2002); como Lineamientos Curriculares Nacionales, que fue establecido, por recomendación del concejal Gilberto Gonçalves García (2004) y licenciado en Publicidad, con Guedes y Malcher (2021) y Gomes (2002); Sólo se analizan las estructuras organizativas internas y las actividades que los profesionales pueden realizar dentro de dos sectores de marketing de las empresas, Dantas (2015), Lupetti (2003), Heldt y Slongo (2017) y Martins (2010). Además de la revisión de la literatura, este trabajo también se utiliza para entrevistas en profundidad. Los entrevistados también fueron profesionales formados en diferentes Instituciones de Educación Superior, todas con un Curso de Publicidad y Propaganda y se pudo evidenciar que la formación brinda capacidad para las actividades que se desarrollan dentro de los sectores de marketing de las empresas, pues los egresados relataron sus experiencias en las entrevistas y estas son relacionados con actividades estratégicas, tácticas y operativas, permitiendo a los egresados de la Carrera de Publicidad actuar en sectores de marketing dentro de las empresas, y por tanto, estos profesionales se relacionan con las 4 P del marketing mix, trabajando desde la etapa de producción hasta el contacto con el cliente final. donde los profesionales desarrollan campañas para el POS. Estas actividades pueden centrarse en la prestación de servicios, por ejemplo, donde las actividades se centran más en la comunicación, o incluso en el análisis de datos y la traducción de las acciones que el sector del marketing está produciendo en números y resultados.
Palavras-chave: Universidades e faculdades – Currículos
Formação profissional
Publicidade
Propaganda
Marketing
Universidades y Colegios – Planes de Estudio
Formación profesional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: FIORINI, Lucas Antonio. A percepção dos profissionais da publicidade e propaganda sobre a capacitação para atuar em setor de marketing das empresas: uma pesquisa exploratória. 2023. 102 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8775
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

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