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dc.contributor.advisor1Gamalho, Nola Patrícia-
dc.creatorFurés, Amanda Poetini-
dc.date.accessioned2024-01-03T17:42:43Z-
dc.date.available2023-12-22-
dc.date.available2024-01-03T17:42:43Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationFURÉS, Amanda Poetini. Povos originários do Brasil: uma proposta de ensino antirracista. 2023. 71 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8774-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectIndígenas – Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectNativospt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectMinorias - Educaçãopt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectSegregação na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectOposición al racismopt_BR
dc.titlePovos originários do Brasil: uma proposta de ensino antirracistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6520370098527569pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Paniágua, Edson Romário Monteiro-
dc.contributor.referee2Alves, Jordane Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5045071268310451pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079815998550043pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho debate sobre a temática da Educação Antirracista, e delineia-se por meio de uma revisão bibliográfica onde foram analisados os conceitos de racismo, educação antirracista, democracia racial, metodologias de ensino, movimentos étnicos e legislação. A pesquisa se desenvolveu de maneira participativa e permitiu a criação e aplicação de um jogo da memória sobre etnias indígenas. Os objetivos incluíram a produção de uma prática pedagógica antirracista, somado ao estudo dos conceitos de raça e racismo, legislação brasileira e avaliação da aplicação da prática na formação cidadã. A problemática central questionou se práticas pedagógicas antirracistas para o ensino fundamental podem contribuir para um ensino instigante e formação cidadã. O estudo conclui que ao perpetuar visões coloniais, compactuamos com o etnocídio indígena e o racismo estrutural. Além disso, identificou-se que uma mera promulgação de leis não é suficiente para desmantelar um sistema racialmente discriminatóriopt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEl presente trabajo debate sobre la temática de la Educación Antirracista, ocurre por medio de revisión bibliográfica donde fueran analizados conceptos de racismo, educación antirracista, democracia racial, metodologías de enseñanza, movimientos étnicos y legislación. La pesquisa se desarrolló de manera participativa permitiendo la creación y aplicación de un juego de memoria sobre etnias indígenas. Los objetivos incluyeron la producción de prácticas pedagógicas antirracistas sumadas al estudio del concepto de raza, racismo, legislación brasileña y evaluación de la práctica de las mismas en la formación ciudadana. La problemática central procuró averiguar si abordar prácticas pedagógicas antirracistas en la enseñanza fundamental puede contribuir para formación de ciudadanos más conscientes socialmente y no racistas. El estudio constató que solo la promulgación de leyes contra el racismo no es suficiente para desmantelar um sistema racial discriminatorio, y que al perpetuar con actitudes “coloniales”, consentimos con el etnocidio indígena y el racismo estructural.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

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