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dc.contributor.advisor1Lima, Denise Aristimunha de-
dc.creatorMadeira, Heitor da Costa-
dc.date.accessioned2024-01-02T12:43:57Z-
dc.date.available2023-12-18-
dc.date.available2024-01-02T12:43:57Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationMADEIRA, Heitor da Costa. Relações entre música e estética visual: o caso “vroom vroom” da cantora Charli XCX. 2023. 68 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8751-
dc.description.abstractThis paper intends to show a single case study about a phenomenon: the relation between the Hyperpop musical genre and the Y2K visual aesthetic. To comprehend how this relation goes, is analyzed the EP “Vroom Vroom” by the british singer Charli XCX, released in 2016, besides the title track’s music video and publicity images of the project. The music video is analyzed through image and sound analysis by Diana Rose (2008); the EP - more precisely its cover art and songs - and the publicity images, are interpreted by document analysis, by Lima Junior et al. (2021). The theoretical reference talks about the Cultural and creative industry, with Adorno & Horkheimer (2014), Jambeiro & Ferreira (2015); Phonographic industry, with Pacheco & Benini (2015) and Jenkins (2015); Musical genre with Bakhtin (2003) and Frith (1996); Visual aesthetic with Hegel (2000) and Dondis (2003); ending with the definition of the Hyperpop musical genre and the Y2K visual aesthetic and the relation between sound and image, with authors as Machado (2000). Other authors are also used to contemplate the necessary theory. After the analysis, is verified in data triangulation how all the evidence fonts show the observed phenomenon and concludes with the central question’s response, where the “Vroom Vroom” EP shows the points explored during the research and attest the relation between the studied musical genre and visual aesthetic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectModa - Estilopt_BR
dc.subjectCantoraspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCharli XCXpt_BR
dc.subjectPopular musicpt_BR
dc.subjectFashion - Stylept_BR
dc.titleRelações entre música e estética visual: o caso “vroom vroom” da cantora Charli XCXpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2224135443967275pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086pt_BR
dc.contributor.referee1Feil, Gabriel Sausen-
dc.contributor.referee2Salbego, Juliana Zanini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende apresentar um estudo de caso único acerca de um fenômeno: a relação entre o gênero musical Hyperpop e a estética visual Y2K. Para compreender como se dá essa relação, é analisado o EP “Vroom Vroom” da cantora britânica Charli XCX, lançado em 2016, além do videoclipe da faixa-título e imagens de divulgação do projeto. O videoclipe é analisado através da análise de imagem e som por Diana Rose (2008); o EP - mais precisamente sua capa e suas músicas - e as imagens de divulgação, são interpretadas por análise documental, por Lima Junior et al. (2021). O referencial teórico versa sobre a Indústria cultural e Criativa, com Adorno e Horkheimer (2014), Jambeiro e Ferreira (2015); Indústria fonográfica, com Pacheco e Benini (2015) e Jenkins (2015); Gênero musical com Bakhtin (2003) e Frith (1996); Estética visual com Hegel (2000) e Dondis (2003); findando com as definições de gênero musical Hyperpop e a estética visual Y2K e a relação entre o som e a imagem, com autores como Machado (2000). Outros autores também são utilizados para contemplar a fundamentação necessária. Após as análises, é verificado em triangulação de dados como todas as fontes de evidências demonstram o fenômeno observado e conclui-se com a resposta do problema central, onde o EP “Vroom Vroom” evidencia os pontos explorados durante a pesquisa e atesta a relação entre o gênero musical e a estética visual estudados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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