Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8750
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gamalho, Nola Patrícia-
dc.creatorRodrigues, Sabrina Duarte-
dc.date.accessioned2024-01-02T12:43:08Z-
dc.date.available2023-12-18-
dc.date.available2024-01-02T12:43:08Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sabrina Duarte. O uso de jogos no ensino-aprendizagem: o RPG como metodologia para o ensino de história. 2023. 55 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8750-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de históriapt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRole Playing Gamept_BR
dc.subjectDocencia – Metodologíapt_BR
dc.subjectLos juegos en la enseñanza de la historiapt_BR
dc.titleO uso de jogos no ensino-aprendizagem: o RPG como metodologia para o ensino de históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658547096840774pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee2Paniágua, Edson Romário Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079815998550043pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da importância do jogo e do lúdico no processo de ensinoaprendizagem, visando à ludicidade como caminho para despertar interesse dos alunos nos conteúdos trabalhados e no seu processo de aprendizagem. Procurou-se então a aplicação do jogo Role Playing Game para trabalharmos o conteúdo da Segunda Guerra Mundial. O jogo foi o instrumento de pesquisa para constituição desse trabalho, pois buscamos identificar o que diz respeito à relação da teoria e prática sobre o jogo como recurso pedagógico, assim trazendo a necessidade de que os professores se apropriem sobre os jogos e saibam identificar se um jogo é ou não adequado a determinado grupo, tirando proveito desse recurso didático. Pois a problemática inicial dessa pesquisa é a falta de interesse das crianças e jovens no seu processo de aprendizagem e vemos os jogos como uma forma de despertar esse interesse, desde que os jogos sejam adaptados a cada turma. Dentro desse contexto o objetivo desse trabalho foi evidenciar esses como atividades lúdicas, capazes de desenvolver no educando várias capacidades, explorando através do jogo o máximo do aluno. Através desse trabalho fica evidente que o jogo é um facilitador na aprendizagem e ele deve ser pensando como um importante instrumento pedagógico.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEste trabajo aborda la importancia del juego y el entretenimiento en el proceso de enseñanza-aprendizaje, apuntando a la lúdica como forma de despertar el interés de los estudiantes por los contenidos abordados y en su proceso de aprendizaje. Se buscó entonces la aplicación del Juego de Rol para trabajar el contenido de la Segunda Guerra Mundial. El juego fue el instrumento de investigación para la constitución de este trabajo, ya que buscamos identificar lo que concierne a la relación entre teoría y práctica sobre el juego como recurso pedagógico, suscitando así la necesidad de que los docentes se apropien del juego y sepan utilizarlo. Identificar si un juego es adecuado o no para un grupo determinado, aprovechando este recurso didáctico. El problema inicial de esta investigación es el desinterés de los niños y jóvenes por su proceso de aprendizaje y vemos el juego como una forma de despertar este interés, siempre y cuando los juegos se adapten a cada clase. En este contexto, el objetivo de este trabajo fue resaltar estas como actividades lúdicas, capaces de desarrollar diversas habilidades en el estudiante, explorando sus máximas capacidades a través del juego. A través de este trabajo se evidencia que el juego es un facilitador en el aprendizaje y debe ser pensado como una importante herramienta pedagógica.pt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina Duarte Rodrigues 2023.pdf6.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.