???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8713
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.creatorSilva, Karoline Mattos da-
dc.date.accessioned2023-10-19T19:04:41Z-
dc.date.available2023-10-19-
dc.date.available2023-10-19T19:04:41Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Karoline Mattos da. A relevância da leitura literária para a formação cidadã. 26 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8713-
dc.description.abstractIt is extremely necessary to have a discussion about literary reading as an instrument of social formation and this research was developed with this objective, based on studies by authors such as Cosson (2014), Paulino (2014), Jouve (2012), Freire ( 2003), Pressley (2002), Duke and Pearson (2002), Antônio Candido (1995), Yunes (1995) among others who reflect on the topic at hand. Literature is, in addition to being a cultural asset, a gateway to knowledge, development of sensitivity, concentration, imagination, writing, cognitive and linguistic aspects, in which the school plays a fundamental role, being the main source of access to this well. The study constitutes a bibliographical and documental research whose results were obtained in a qualitative way, classifying itself, in terms of purposes, in descriptive research. Among the results obtained during the research, we can highlight that the quick access to information through electronics and social networks means that reading is no longer seen as a priority, young people today no longer need to read a newspaper, for example, to get news. of the world around you, just ask a question to the electronic device that fits in the palm of your hand. As a result, the concept of the importance of literary reading for life as a whole is also being lost. To assist the teacher in the reader's training journey, important scholars have developed strategies that can be used with students in the classroom, making it possible to connect reader and reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFormação socialpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectSocial formationpt_BR
dc.titleA relevância da leitura literária para a formação cidadãpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.contributor.referee2Lima, Carla Alves-
dc.contributor.referee3Caetano, Virginia Barbosa Lucena-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoÉ de extrema necessidade uma discussão acerca da leitura literária enquanto instrumento de formação social e a presente pesquisa foi desenvolvida com esse objetivo, amparando-se em estudos de autores como Cosson (2014), Paulino (2014), Jouve (2012), Freire (2003), Pressley (2002), Duke e Pearson (2002), Antônio Candido (1995), Yunes (1995) entre outros que refletem sobre o tema em tela. A literatura é, além de um bem cultural, uma porta de acesso ao conhecimento, desenvolvimento da sensibilidade, concentração, imaginação, escrita, dos aspectos cognitivos e linguísticos, sobre a qual a escola tem papel fundamental, sendo a principal fonte de acesso a esse bem. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica e documental cujos resultados foram obtidos de forma qualitativa, classificando-se, quanto aos fins, em pesquisa descritiva. Dentre os resultados obtidos durante a pesquisa, podemos destacar que o acesso rápido a informações através dos eletrônicos e redes sociais fazem com que a leitura não seja mais vista como prioridade, os jovens hoje não precisam mais ler um jornal, por exemplo, para obter notícias do mundo a sua volta, basta fazer uma pergunta ao eletrônico que cabe na palma da sua mão. Com isso, está se perdendo também o conceito de importância da leitura literária para a vida como um todo. Para auxiliar o professor na jornada de formação do leitor, importantes estudiosos desenvolveram estratégias que podem ser utilizadas com os alunos em sala de aula, tornando possível a conexão entre leitor e leitura.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
KAROLINE MATTOS DA SILVA.pdfKaroline Mattos da Silva 2022517.85 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???