Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8681
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Bento Selau da-
dc.creatorLima , Franciane Nunes-
dc.date.accessioned2023-10-16T18:01:45Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2023-10-16T18:01:45Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationLIMA, Franciane Nunes. Contribuições para formação de professores da educação infantil na perspectiva da psicologia histórico-cultural de Vygotsky. 83 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8681-
dc.description.abstractThis Critical-Reflective Report is the result of research that aimed to promote continuing education for teachers at the Municipal School of Early Childhood Education Professora Silvia Beatriz Ferreira de Souza Soares Jaguarão/RS from the perspective of Vygotsky's Historical-Cultural Psychology studies, problematizing the importance of talks about children during classes. As a main theoretical line we present the studies of Historical-Cultural Psychology based on the work of Lev Semyonovich Vygotsky. The methodological procedure adopted was action-research, the subjects participating in the research total ten teachers from a municipal school of early childhood education. Participant observation, questionnaire and interview were used as data collection instruments. Data were analyzed using the discursive textual analysis methodology. After the discursive textual analysis, two emerging categories were organized: Teacher training in the Vygotskyan perspective and Aligning theory and possible teaching practices in early childhood education based on Vygotsky's studies. The results point to an understanding of the participants including the theory presented, the importance of continuing education. It is evaluated that the objective of the research was reached, because, in the formative meetings, the participants indicated the understanding of the theory, as well as the reflection of the teaching practice and suggestions for possible teaching practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico-culturalpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural Psychologypt_BR
dc.titleContribuições para formação de professores da educação infantil na perspectiva da psicologia histórico-cultural de Vygotskypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Bento Selau da-
dc.contributor.referee2Moura, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.referee3Mendes, Andréia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que objetivou promover uma formação continuada de professores da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Silvia Beatriz Ferreira de Souza Soares Jaguarão/RS na perspectiva dos estudos da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky, problematizando a importância da fala das crianças durante as aulas. Como principal linha teórica apresentamos os estudos da Psicologia Histórico-cultural baseados na obra de Lev Semyonovich Vygotsky. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa-ação, os sujeitos participantes da pesquisa somam onze professoras de uma escola municipal de educação infantil. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se observação participante, questionário e entrevista. Os dados foram analisados através da metodologia da análise textual discursiva. Após a análise textual discursiva organizou-se duas categorias emergentes: Formação de professores na perspectiva Vygotskyana e Alinhando teoria e possíveis práticas docentes na educação infantil a partir dos estudos de Vygotsky. Os resultados apontam uma compreensão das participantes incluindo a teoria apresentada, a importância da formação continuada. Avalia-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, pois, nos encontros formativos as participantes assinalaram a compreensão da teoria, assim como a reflexão da prática docente e sugestões para possíveis práticas docentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Franciae Nunes Lima.pdfFranciane Nunes Lima 20231.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.