???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8674
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Azevedo, Azevedo-
dc.creatorWeirich, Fernanda Olivia Guisolfi-
dc.date.accessioned2023-10-05T18:26:38Z-
dc.date.available2023-10-05-
dc.date.available2023-10-05T18:26:38Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationWEIRICH, Fernanda Olivia Guisolfi. Educação para a cidadania: uma análise da implementação do PEAC/RS em São Borja à luz do 1° eixo norteador. 2022. 32 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8674-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectCiudadaníapt_BR
dc.titleEducação para a cidadania: uma análise da implementação do PEAC/RS em São Borja à luz do 1° eixo norteadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129361268684545pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3246002087220693pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Muriel-
dc.contributor.referee2Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee3Sa, Jonivan Martins de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684510949704215pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605424722032113pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO PEAC é uma política pública estadual, criada em 2007, que abre o espaço da escola aos finais de semana para a realização de oficinas e atividades que visem a construção da cidadania, da cultura, o protagonismo juvenil e a diminuição da violência por meio de uma cultura de paz. Através desta pesquisa, aplicada no Instituto Padre Francisco Garcia, constata-se que não apresenta uma oficina com conteúdo específico voltado à educação para a cidadania, o qual contempla o 1º eixo norteador do PEAC/RS, e dessa forma, não contribui plenamente para a formação de cidadãos ativos e sofisticados. Para solucionar o problema de pesquisa é recomendada a implementação das oficinas de educação para a cidadania, como forma de abordar essas temáticas de forma teórica e prática, utilizando metodologias de ensino que sejam atrativas aos jovens de 14 a 18 anos, público alvo das oficinas. Diante disso, o produto técnico que deriva desse relatório se dá por meio de uma cartilha de formação para implementação dessas oficinas, voltada aos professores e/ou oficineiros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEl PEAC es una política pública estatal, creada en 2007, que abre el espacio escolar los fines de semana para talleres y actividades encaminadas a la construcción de ciudadanía, cultura, protagonismo juvenil y reducción de la violencia a través de una cultura de paz. A través de esta investigación, aplicada en el Instituto Padre Francisco García, se evidencia que no presenta un taller con contenido específico dirigido a la educación para la ciudadanía, que contemple el 1er eje rector del PEAC/RS, y, por lo tanto, no contribuya plenamente a la formación de ciudadanos activos y sofisticados. Para dar solución al problema de investigación, se recomienda la implementación de talleres de educación ciudadana, como una forma de abordar estos temas de forma teórica y práctica, utilizando metodologías de enseñanza que sean atractivas para los jóvenes de 14 a 18 años, público objetivo de los talleres. En vista de ello, el producto técnico que se deriva de este informe toma la forma de un cuadernillo formativo para la realización de estos talleres, dirigido a docentes y/o talleristas.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Fernanda Olivia Guisolfi Weirich 2022.pdf3.14 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???